TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOGOS COOPERATIVOS

Pesquisas Acadêmicas: JOGOS COOPERATIVOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  1.719 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O trabalho em questão tende mostrar que é possível colaboradores participarem ativamente de programas internos sendo mais cooperativos, solidários e amigos dentro da empresa. A aprendizagem em grupo, principalmente naqueles em que as habilidades coletivas são maiores do que as individuais, ou com um pouco mais de dificuldades, se dá através do desenvolvimento das capacidades para uma ação coordenada, sempre buscando o diálogo, abrindo espaço para difusão e proposição das ideias, com a participação de todos. Na medida em que vai ocorrendo a participação e o enriquecimento das ideias, bem como dos contrapontos, ficando assim evidente o encaminhamento para uma lógica comum

Os Jogos Cooperativos podem servir como um instrumento da Cultura da Cooperação, trabalhando o indivíduo na sua integralidade e a sua interdependência com os demais colegas de sua empresa, escola, instituição pública etc..., fazendo com que ele experimente e vivencie os jogos, nos quais uma nova proposta e um novo paradigma são propostos: o de somar esforços em prol de um objetivo comum.

Na realização destas atividades, inúmeros são os sucessos pessoais que podem ser oferecidos e desenvolvidos, os quais não tem nada a ver com ganhar, tais como, melhorar as destrezas, novos movimentos, jogos, exercícios, formações, melhorar o autocontrole, controlar o temperamento, relaxar-se, melhorar o relacionamento com os companheiros, professores, superação dos erros, discussão dos resultados, contraposição de ideias enfim, uma infinidade de benefícios agregados à aplicabilidade dos jogos cooperativos, por estes palpáveis motivos, se torna a referência para construção de um mundo melhor é a cooperação.

1. HISTÓRIA

Primeiro precisamos entender, o que significa Cooperativismo?

Cooperativismo nada mais é que, a colaboração e associação de pessoas ou grupos com mesmo interesse, com o intuito de adquirir vantagem em suas atividades econômicas. A cooperativa trata-se de valores, ajuda mútua, responsabilidades, solidariedade, democracia e igualdade.

O cooperativismo nasceu no século XlX na Inglaterra, na época da revolução industrial, quando tecelões uniram-se para criar uma sociedade, cuja visão seria diferente do mercado. Uma alternativa para a economia do capitalismo acelerado da época, que tinham preços exagerados, causando muitos desempregos e jornadas de trabalhos desgastantes entre mulheres e crianças. Por tanto, podemos dizer que o cooperativismo é uma cultura baseada na solidariedade, confiança e ação coletiva.

A cooperação significa interação social, onde o objetivo é as ações realizadas de forma compartilhada e os benefícios são para todos.

Competição, também trata de interação social, porém, o objetivo é outro, são ações isoladas cujo foco do benefício é satisfazer somente a alguns.

1.1 Surgimentos dos Jogos Cooperativos

O surgimento dos jogos deu-se com a valorização que foi dada ao individualismo através das competições das quais foram condicionadas, como se aquilo fosse o único e melhor caminho existente para o sucesso. E não é de hoje que os jogos surgiram, foi desde a época das comunidades tribais que uniam se para celebrar a vida.

Em 1950 nos EUA, os jogos cooperativos teve sua sistematização.

E em 1971 no Canadá os jogos cooperativos vêm nos mostrar que, devemos jogar um com o outro, e não contra o outro. Adaptando uma nova forma de vivenciar brincadeiras e jogos tradicionais aos novos. Visualizando desafios e metas flexíveis onde o principal objetivo é o prazer de jogar e se integrar com os participantes, e não apontar quem é o melhor e quem é o pior.

Terry Olick, canadense, doutor em psicologia é a principal referencia quando o assunto é jogos cooperativos. Talvez por ter sentido na pele a pressão da competição. Olick foi à pessoa que introduziu os jogos cooperativos na Educação. Seu trabalho tem como finalidade a sociologia à Educação. Em 1978 publicou o livro “Vencendo a Competição”.

No Brasil o projeto dos jogos cooperativos iniciou em 1992 com Fabio Otuzzi Broto junto com sua esposa Gisela Sartori Franco, através de palestras, oficinas, publicações, eventos e materiais didáticos. E em 1995 a publicação do primeiro livro “Jogos Cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar”, a partir de então, surgiu o primeiro Curso de Pós - Graduação, na cidade de Santos-SP sobre os jogos cooperativos.

2. DEFINIÇÃO DE JOGOS COOPERATIVOS

A fim de observar o comportamento humano dentro de um grupo de pessoas com um objetivo em comum, a psicologia social manifesta- se em jogos cooperativos de maneira a despertar o senso de sinergia dentro de uma equipe. Nas organizações, cada vez mais é valorizado o profissional com espírito de equipe e liderança servidora, aquele que não somente executa mas prepara de forma pedagógica a preparação da pessoa para interagir socialmente.

Eis abaixo algumas definições de jogos cooperativos:

Na teoria dos jogos, um jogo cooperativo é um jogo onde um grupo de jogadores são instruídos a demonstrar comportamentos de cooperação com os demais membros, transformando o jogo em uma competição entre equipes ao invés de uma competição entre indivíduos.

Os jogos cooperativos são dinâmicas de grupos que tem por objetivo despertar a consciência de cooperação e promover efetivamente o espírito de equipe. São jogos para unir as pessoas e reforçar a confiança em si mesmo e nos outros, as pessoas geralmente participam autenticamente, pois ganhar ou perder não é o que realmente importa e sim o processo como um todo.

Estes modelos de dinâmicas tem por objetivo libertar a pessoa de receios em relação as outras pois o objetivo é desenvolver através desses comportamentos incentivado pelo jogo, a ser uma pessoa ou profissional mais assertivos e colaborativos.

Os jogos cooperativos facilitam a aproximação e a aceitação e a ajuda entre os demais membros torna- se essencial para se alcançar o objetivo final.

“Jogos Cooperativos é um sistema de interação social da qual um grupo de indivíduos é incentivado a demonstrar comportamentos de cooperação para se alcançar um objetivo.” R.M.

3. UTILIZAÇÃO DOS JOGOS COOPERATIVOS

A real importância e aplicabilidade dos jogos cooperativos nas organizações, escrito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com