TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhar Jogos Cooperativos

Projeto de pesquisa: Trabalhar Jogos Cooperativos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.431 Palavras (6 Páginas)  •  983 Visualizações

Página 1 de 6

1ª SEMANA

Numero de Horas estagiadas – 11H/A

OBJETIVO GERAL

Trabalhar jogos cooperativos.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Desenvolver a cooperatividade dos alunos.

DATAS E HORÁRIOS

17/09/2014 16:00 às 22:00

18/09/2014 20:00 às 22:00.

19/09/2014 19:00h às 22:00.

TURMAS

1º Ano.

DESENVOLVIMENTO

Todas as quartas das 16:00 horas até as 16:40 fiquei com o professor Tarsio Monteiro planejando as aulas para serem aplicadas ao longo da semana.

O primeiro tempo da aula foi desenvolvido na sala. O professor Tarsio iniciou sua aula explicando as diferenças entre a prática esportiva educacional e do esporte de rendimento. O professor explicou para seus alunos, que na pratica educacional sempre evitaremos a seletividade com o fim de alcançar o desenvolvimento integral do aluno e a sua formação para o exercício da cidadania e a pratica do lazer. Já no esporte de rendimento, sua finalidade é obter resultados. Após isso, o professor explicou para seus alunos o que são jogos cooperativos, exaltando a importância do companheiro nesse tipo de jogos. No segundo tempo da aula, a turma foi levada para a quadra com o intuito de praticar os jogos cooperativos. A turma foi dividida em três (3) grupos de oito (8). O professor propôs um jogo chamado “Passando o Bambolê” onde os grupos deveriam trabalhar em conjunto e harmonia para poderem completar a atividade. No decorrer da aula, o professor explicava a importância de fortalecer essas parcerias entre os alunos. O segunda exercício foi um pique bandeira, onde eles trabalharam o lado individual e a cooperação deles. O grupo que ficava de fora poderia auxiliar os outros. No final de um tempo estipulado pelo professor, o próprio grupo avaliava os avanços e se os objetivos foram alcançados. No final da aula, o professor reuniu os alunos e socializou suas impressões sobre aquela atividade.

Conclusão: Aula boa para a sociabilização dos alunos e para evitar qualquer tipo de exclusão. Esse aula observei e aprendi com o professor que devemos sempre observar os alunos que tendem a ficar excluídos nas atividades por serem inferiores por alguma habilidade e nunca deixar que isso ocorra dentro das minha aula ou em qualquer lugar na escola.

OBJETIVO GERAL

Vivencias técnicas do Futebol

OBJETIVO ESPECÍFICO

Ser capaz de executar os fundamentos do futebol e compreender as regras.

TURMAS

2º Ano.

DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento da aula começou na sala de aula, onde o professor Tarsio passou todas as regras do futebol. Nessa parte auxiliei o professor, principalmente na regra do impedimento. Os alunos são bastante curiosos quando o assunto é regras ainda mais quando o assunto é futebol. Surgiram diversas perguntas após descobrirem da minha atualização como arbitro de futebol, porem o foco era o aprendizado das regras e não minhas experiências. Para a aula seguinte me comprometi a levar algumas perguntas para eles sobre as regras de jogo. Depois de muita aula teórica, a aula foi conduzida na quadra. Os alunos começaram a aquecer com o famoso bobinho. Infelizmente as aulas de esporte coletivo não atraem muito as meninas que acabam ficando de fora das maiorias das aulas, como percebido. Depois do aquecimento começou a ser trabalhado os fundamentos do futebol, passe e drible. Os alunos teriam que caminhar com a bola no pé passando por cones ao longo da quadra e no final realizar um passe para o companheiro do outro lado dos cones. Uma vez com a perna direita e outra com a esquerda. Por fim foram realizados alguns chutes ao gol com ambas as pernas e depois o professor realizou um jogo para a diversão dos alunos.

Conclusão: Infelizmente nessa aula não teve muita novidade para ser acrescentada ao meu conhecimento. Aula prática de futebol, infelizmente segue sempre o mesmo roteiro desde quando eu era aluno no colégio.

OBJETIVO GERAL

Pratica do Handebol

OBJETIVO ESPECÍFICO

Vivenciar as regras do jogo e tática de jogo.

TURMAS

3º Ano.

DESENVOLVIMENTO

A aula se deu inicio por um repasso nas regras do handebol, e algumas táticas de ataque e defesa. O professor comentou sobre cada posição, do goleiro ao ataque e explicou que igual ao futebol, todos atacam e defendem. O principal objetivo dessa aula foi introduzir as regras e as táticas para aqueles que ainda não tinham visto e relembra os outros que já haviam tido alguma experiência com o handebol. Durante a primeira metade da aula, ficou tudo para a parte teórica. O segundo tempo de aula, os alunos foram levados para a quadra aonde o professor colocou em pratica algumas táticas de jogo, por exemplo, a mais utilizada o 6x1. Os alunos fizeram diversas situações de jogo aonde pude observar que a maioria dos alunos que se interessam pelo esporte tende a ter mais atenção na hora da explicação de qualquer exercício. Após essas situações de jogo o professor fez um jogo com adaptações a regras, aonde não era possível quicar a bola ou andar com ele, apenas poderiam realizar-se passes para chegar ao gol adversário. Durante a aula o professor se aproximava de cada aluno para orienta-lo melhor na execução de qualquer movimento que ele tivesse observado que estava errado. No final da aula o professor pediu para que os alunos fossem para suas casas e estudasse sobre as regras do handebol, por que ele iria aplicar uma prova teórica na aula seguinte.

Conclusão: Aula para uma pessoa que nunca vivenciou o esporte, achei um pouco corrida, mas o aprendizado para os alunos foi enorme na questão de regras e um pouco menos no quesito fundamentos. O professor orientou sempre seu aluno quando viu a necessidade e isso achei muito bom da tarde dele, bastante atenção com os alunos para ensinar uma coisa bem feita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com