TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos Cooperativos

Dissertações: Jogos Cooperativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  2.825 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

COOPERAÇÃO: Ato ou efeito de cooperar. Forma de ajudar pessoas a atingir um objetivo; onde duas ou mais pessoas trabalham em função de um bem.

O objetivo deste trabalho é apresentar definições e coinceitos de jogos cooperativos e quais os seus beneficios.

DEFINIÇÃO E CARACTERISTICAS DOS JOGOS COOPERATIVOS

Jogos cooperativos são dinâmicas de grupo que têm por objetivo despertar a consciência de cooperação e promover efetivamente a cooperação entre as pessoas. No jogo cooperativo ensinamos a considerar o(s) outro(s) jogadores como parceiro(s) e não como adversário(s), fazendo com que os alunos aprendam a se colocarem no lugar do outro ao invés de priorizar o seu lado.

Jogos Cooperativos são jogos para unir pessoas, e reforçar a confiança em si mesmo e nos outros, ganhar ou perder não é o que realmente importa, e sim o processo como um todo.

O objetivo maior é a participação de todos por uma meta em comum, sem agressão física, e cada um no seu próprio ritmo. O jogo cooperativo ajuda as pessoas a se libertarem da competição

Os jogos cooperativos ajudam as pessoas a aprenderem a trabalhar em grupos, muito por não existir uma faixa etária específica em cada jogo, desde crianças até adultos. O que significa que podemos utilizá-los não apenas dentro do ambiente escolar, mas também como dinâmica para estimular as pessoas a trabalharem juntas. O que mais importa em jogos cooperativos é a colaboração de cada indivíduo do grupo, e o que cada um tem para oferecer no momento da atividade.

BENEFICIOS DOS JOGOS COOPERATIVOS

A utilização dos jogos cooperativos na pratica pedagocica possui beneficios coletivos e individuais.

Para o coletivo, trabalha o grupo. Expandindo relações amistosas levando a reflexão, indo alem dos muros das escolas levando para uma mudança social.

Para o lado individual, há a inclusão em um grupo, o prazer de fazer parte, auto-estima, confiaça, respeito, entusiasmo.

No geral os jogos cooperativos geram motivação, alegria, participação, união, criação, criatividade, contribuições de todos e atitudes de empatia, solidariedade, comunicação e cooperação.

ALGUNS JOGOS COOPERATIVOS

PASSANDO O BAMBOLÊ

Forma-se um grande círculo com os alunos de mãos dadas com o bambolê entre os braços de dois alunos que terão de passar o bambolê sobre o corpo sem soltar as mãos.

Para dificultar, deve-se ir colocando aos poucos mais bambolês no espaço livre para que os alunos passem os bambolês sem deixar o outro bambolê que vem atrás acumular.

VARIAÇÂO: dividir os alunos em dois ou três grupos com o bambolê nos braços de dois alunos. Os alunos deverão passar o bambolê, sem soltar as mãos até chegar ao lugar que ele estava.

NÓ HUMANO

Os alunos são divididos em grupos de no máximo nove alunos.

Pede-se para que os alunos do grupo fiquem em círculo e todos os alunos devem dar as mãos um aos outros entrelaçando as mãos. Nenhum aluno pode dar as mãos ao aluno do lado e também não pode segurar nas mãos da mesma pessoa. Termina a atividade quando os alunos do grupo, sem soltar as mãos formarem um círculo.

Essa atividade é ideal para o início do ano e serve para o professor conhecer quem é o líder do grupo, aquele que lidera as ações, conhecer o aluno mais acomodado, aquele que não toma nenhuma iniciativa e conhecer aquele aluno 'malandrinho', aquele que quando o professor não está olhando, ele solta as mãos ou da um jeitinho de levar vantagem

VAQUEIRO LAÇADOR

Os alunos ficam espalhados pela quadra, o professor coloca no fundo da quadra, diversos bambolês. Escolhe um aluno que será o Vaqueiro que colocará um bambolê na cintura (simbolizando o cavalo)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com