TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos Cooperativos

Exames: Jogos Cooperativos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  898 Visualizações

Página 1 de 2

O que é...

Jogos cooperativos são dinâmicas de grupo, onde aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, um solidário, e não mais como o temível adversário. A pessoa quando joga aprende a se colocar no lugar do outro, priorizando sempre os interesses coletivos. São jogos para unir pessoas, e reforçar a confiança em si mesmo e nos outros que jogam. As pessoas que jogam podem participar de forma verdadeira, pois não existe o termo ganhar ou perder na sua forma real. Esses jogos resultam numa vontade de continuar jogando, e de aceitar as diferenças do outro, aceitar as pessoas como elas são, pois neles elas estão mais livres para se divertir.

Objetivos...

Despertar a consciência de cooperação, ou seja, mostrar que a cooperação é uma alternativa possível e saudável no campo das relações sociais, e promover efetivamente a cooperação entre as pessoas.

Eles servem para nos libertar da competição, seu objetivo maior é a participação de todos por uma meta comum. A agressão física é totalmente eliminada, sendo que cada participante estabelece seu próprio ritmo, e que todos se enxergam como importantes e necessários dentro do grupo.

Diferenças entre jogos cooperativos e competitivos

Os jogos cooperativos propõe uma interação social em que os objetivos são comuns, as ações são compartilhadas e os benefícios são de todo grupo. Já nos competitivos a interação e os objetivos são exclusivos, as ações isoladas e em oposições.

A visão de jogo também muda, nos cooperativos os participantes são mais sensíveis às necessidades e solicitações dos outros, e a quantidade de participações são mais distribuídas, o contrário ocorre com os jogos competitivos.

Como nos jogos competitivos se tem o intuito de vencer o adversário, os participantes não jogam como um todo, só se ajudam entre equipe, já nos cooperativos há a percepção de que para atingir os objetivos precisa-se da ação dos demais membros do jogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com