TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOGOS: LUGAR PARA JOGAR, CONHECER E CRIAR

Projeto de pesquisa: JOGOS: LUGAR PARA JOGAR, CONHECER E CRIAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.950 Palavras (8 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 8

1-INTRODUÇÃO

Considera-se a brinquedoteca no âmbito educacional,como espaço voltado ás brincadeiras com função lúdica não diretiva e não interventiva da ação docente,objetivando nesta,possibilitar inúmeras vivências e experiências para desenvolver as pontencialidades do educando.A brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a criança a brincar,possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos,dentro de um ambiente apropriado e especialmente lúdico.É um lugar onde tudo convida a explorar,sentir a experimentar e a fantasiar.

No ambiente da Brinquedoteca, o brincar supri algumas necessidades da criança, tais como: expressar, participar, transformar, desenvolver, aprender e atuar com subjetividade no cotidiano escolar, na sociedade e na sua cultura. Diante deste propósito, torna-se primordial refletir sobre a importância da Brinquedoteca no ambiente escolar como espaço mediador de aprendizagens, considerando-a no âmbito educacional, como local voltado para brincadeiras lúdicas, sob a função não diretiva e desprovida das intervenções do professor.

2- DESENVOLVIMENTO

BRINQUEDOTECA: LUGAR DE BRINCAR, APRENDER E CRIAR

A presença da brinquedoteca na vida das crianças hoje tem um papel fundamental uma vez que vem proporcionar às crianças a aprendizagem, a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades de forma natural e agradável.

Na atualidade, existem muitas discussões sobre a ludicidade com pontos de vista favoráveis ou contrários à prática do brincar no ambiente escolar. Contudo, apesar de sua prática restritiva nos espaços escolares, os educadores de uma forma em geral reconhecem a importância da brincadeira, do jogo e do brinquedo como elemento essencial na práxis educacional no cumprimento do direito à infância e com a educação de qualidade. No entanto, verifica-se então o uso das atividades lúdicas de forma diretiva e predeterminada como complementação e/ou reforço de conteúdos da prática pedagógica, e desconsideram a autonomia na escolha, história, a experiência e a cultura de cada educando no brincar.

Em síntese, a Brinquedoteca no meio escolar faz-se respeitar as necessidades afetivas, amenizar a rigidez de métodos tradicionais de ensino que ainda permeiam no sistema de ensino do Brasil, possibilitando o direito de ser criança e aperfeiçoar suas habilidades e aprimoramento de suas capacidades autonômicas, criativas e compensadora das defasagens sócio-culturais.

O brincar, por exemplo, faz parte e interfere no desenvolvimento das crianças, e progressivamente, estudiosos da área da Psicologia, da Pedagogia e outras ciências, reconheceram a relevância do brincar para o desenvolvimento global das crianças. Todavia, ocorreram regressos quanto ao espaço, tempo, objetos, condições de segurança, de liberdade e o convívio social que comprometeram as brincadeiras na fase infantil devido ao surgimento da modernidade e avanços tecnológicos.

Após intensas modificações quanto às intenções e funções do brincar e sua relação com o aprender, o brincar atualmente, configura sua relevância à aprendizagem na infância, devido às influências de muitos estudiosos e pesquisadores, que realizaram pesquisas científicas com o interesse de comprovar se o lúdico realmente beneficia o processo ensino-aprendizagem, o que resultou no reconhecimento deste como elemento primordial e decisivo na infância que influencia na formação do ser humano no meio educacional, apesar das barreiras existentes, como: a falta de espaços, objetos e disponibilidade de tempo pela sobrecarga de conteúdos, que limitam esta ação na escola No entanto, a escola é agente de transformação que sofre intensas mudanças culturais e sociais, com a função de propiciar a construção do ser humano e, inserir espaços que proporcionam ações concretas e significativas na formação do educando. Mas, a discussão torna-se mais ampla quando objetiva-se nesta, valorizar a atividade lúdica no contexto escolar, reconhecendo a importância em articular o aprender e brincar para mediar conhecimentos e habilidades, requisitos básicos para construção do ser humano autônomo e autosuficiente para sua sobrevivência no mundo.

Neste sentido a Brinquedoteca na escola deve objetivar o ir além da infância,envolvendo toda a comunidade escolar,pois, além de ser um espaço de educação,é também de apreciação de brincadeiras,de compreenção e identificação de comportamentos adotados pelos participantes,para melhor conhecê-los.

Ao questionar a uma criança do meu convivio quanto à definição da Brinquedoteca (O que é a brinquedoteca em sua opinião?), ela demonstrou por meio das respostas que concebe o espaço como sendo,um lugar para brincar,composto de brinquedos e “coisas” legais. Ela respondeu que Brinquedoteca deve ser um lugar divertido,com brinquedos coloridos, jogos,bonecos,livros,revistinhas e muitos mais.

Percebi mediante as falas da criança que ela elege Brinquedoteca como um espaço reservado,apropriado e equipado,com uma varidedade de brinquedos.

O mundo da brinquedoteca proporciona à criança compreensão de muitas coisas através do brincar, entre elas a compreensão de si, dos outros, dos adultos e do mundo.

Poderíamos verificar também que através do brincar resgatamos o sorriso, a simplicidade, o amor a emoção, a fantasia, a alegria, o respeito e a interação entre as pessoas de forma livre e espontânea. Acreditamos que todas as pessoas precisam de um lugar especial para brincar e tem o direito de se desenvolver e de resgatar o lúdico e a sua própria infância. A Brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente apropriado e especialmente lúdico. É um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar e a fantasiar.

Através dos jogos, das brincadeiras e brinquedos a criança satisfaz suas necessidades e aprende a se comunicar, libera suas emoções (desejos e sentimentos), desenvolve sua criatividade,adquire conhecimentos,desenvolve sua auto-estima e se socializa.

Nesta concepção, a brinquedoteca convida as crianças a ocupar um espaço de brincar mais do que resumir-se à administração de jogos e brinquedos como objetivo, parece muito mais construtiva com relação à criança que está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com