TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogo

Resenha: Jogo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Resenha  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

O artigo vem demonstrar a aplicação do projeto de ensino com o tema “brincadeiras” e consequentemente brinquedos, onde contempla a educação infantil no Jardim II. O projeto focou a importância em trabalhar o desenvolvimento do aluno preparando-o para o ensino fundamental, através de brincadeiras antigas e usando o lúdico para despertar o interesse, além de explorar conceitos e conscientizar para a reciclagem.

O concepção do trabalho foi realizada na escola CMEI "Profª Maria Elena de Lima Poloni", na cidade de Jaú, interior de São Paulo. Tendo como objetivo, portanto, resgatar as brincadeiras esquecidas pela sociedade, despertar o interesse com o meio ambiente, confeccionar brinquedos, mostrando na prática como funciona a reciclagem, promovendo assim, socialização e interação efetiva entre as crianças e os pais, fazendo com que a criança sinta-se incentivada na vivência de valores como: cooperação, respeito, justiça, solidariedade, preservação e autoestima.

Brincar é essencial à saúde física, emocional e intelectual da criança. É na brincadeira que ela se equilibra, recicla suas emoções e sacia sua necessidade de conhecer e reinventar a realidade. Observa-se que essa prática não vem mais sendo usada, levando em consideração que a falta de tempo dos pais, a violência nas ruas e a facilidade de jogos eletrônicos fazem com que as crianças fiquem acomodadas dentro de casa, não gastando energia, não desenvolvem a psicomotricidade e nem a consciência corporal.

Como referência para o tema, baseamos em Piaget, que relata no seu livro “A psicologia da criança”, o jogo como um fator importante para o desenvolvimento cognitivo. Buscamos os princípios do Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (RCNEI), que destaca que as crianças podem incorporar em suas brincadeiras conhecimentos que foram construídos. Para finalizar, Vygotsky, que afirma que as crianças se relacionam de várias maneiras com significados e valores, pois nas brincadeiras elas demostram o vivem e sentem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com