TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogo Probabilidade

Artigos Científicos: Jogo Probabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  320 Visualizações

O uso de jogos com dois dados no início dos estudos de probabilidade é especialmente interessante por permitir a visualização de todo o espaço amostral em uma tabela bastante intuitiva. Contudo, se utilizarmos mais dados a tabela deixa de ser suficiente e passa a ser necessário utilizar outros recursos, como a análise combinatória, para calcular a quantidade de elementos do espaço amostral e do evento em questão.

Como já vimos a resolução do jogo do máximo com 2 dados, propomos nesta questão a análise deste jogo com 3 dados. As regras são as mesmas: o primeiro jogador pontua se a maior face obtida no lançamento dos 3 dados for 1, 2, 3 ou 4 e o segundo pontua caso seja 5 ou 6.A probabilidade de vitória do segundo jogador aumenta em relação à probabilidade com apenas 2 dados.Durante um jogo de apostas, com tabuleiros e dados, os estudantes devem calcular as probabilidades dos eventos nos quais desejam apostar. Quanto menor a probabilidade de ganhar maior será o prêmio se o evento de fato ocorrer. Essa abordagem é bastante interessante por permitir que os estudantes tenham contato com uma situação de fato aleatória, onde eventos mais prováveis geram menos recompensas. Por outro lado, os cálculos prévios podem se tornar enfadonhos caso o jogo se estenda por muito tempo.

De qualquer forma, o jogo proporciona diversas situações onde as probabilidades são calculadas ao dividir os casos esperados pelos casos possíveis. Essa relação pode ser representada por uma razão, um decimal ou uma fração.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com