TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogo para a criança

Projeto de pesquisa: Jogo para a criança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.569 Palavras (7 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 7

BRINQUEDOTECA

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO ..................................................................... 4

2- DESENVOLVIMENTO ...........................................................5

3- CONCLUSÃO ........................................................................9

4- REFERÊNCIAS ....................................................................10

5- PERGUNTAS .......................................................................11

1 - INTRODUÇÃO

A brincadeira é uma atividade voluntária e consciente, uma forma de atividade social infantil, onde a imaginação e os diversos aspectos, favorece uma educação única para a criança.

O brincar para a criança não é apenas um mero passatempo, algo para deixa-lá ocupada ou coisa assim, ajuda no seu desenvolvimento cognitivo, motor e descoberta de mundo.

A brincadeira traz vário benefícios para criança, dentre elas a motricidade, saúde, socialização, felicidades e superação.

A brinquedoteca tem a importância de se criar cantinhos na educação infantil e nos anos iniciais, pois a sala deve ter um ambiente prazeroso para desenvolver todas as habilidades.

Através da brinquedoteca, a criança passa por processo de desenvolvimento através das atividades lúdicas, que tem a função de educar com alegria e satisfação, trazendo descontração e entretenimento, motivando a aprender.

2 - DESENVOLVIMENTO

O mundo da brinquedoteca proprociona á criança compreender através da forma de brincar o mundo em que vive, a compreensão do mundo, dos outros, dos adultos e de sua própria existência.

Como adultos, exigimos que as crianças se comportem como somos, e esquecemos que são apenas crianças, e que o mais importante para elas neste período da vida são os brinquedos que mostram a concepção de seu mundo e de suas fantasias.

Através do brincar, as crianças resgatam o sorriso, a simplicidade, o amor, a emoção, a fantasia, a alegria, o respeito e a interação entre as pessoas, desenvolvendo a afetividade com aqueles que estão ao seu redor.

A brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a criança a descobrir, através da variedade de brinquedos, um ambiente lúdico, visando a explorar, sentir, experimentar e a fantasiar.

Através dos jogos, brincadeiras e brinquedos, a criança conhece o mundo em si, aprendendo a se comunicar com os outros, a liberar suas emoções (desejos e sentimentos), desenvolvendo sua criatividade, adquirindo conhecimentos, em um mundo que para a criança é cheio de dúvidas; desenvolve também a auto-estima, e assim se socializa com tudo e todos.

Através do brincar, a criança aprende valores que são fundamentais para a existência do ser humano e que a ajudará em sua vida formando seu caráter.

Acima de tudo, o objetivo é que as crianças tenham condições de serem felizes e aprenderem que a felicidade possa ser conquistada em um ambiente onde todos que fazem parte tem sua importância.

Assim, a criança aprende a socializar com o professor e demais crianças, aprendendo a respeitar e interagir.

A brinquedoteca tem que ter um espaço adequado, arejado, organizado, decorativo, onde a criança possa brincar sossegadamente, em um ambiente agradável, onde aprenda que não está atrapalhando ninguém e nem tampouco esteja perdendo tempo.

Quando uma criança entra na brinquedoteca deve ser tocada pela expressividade da decoração, onde a alegria, o afeto e a magia devem ser palpáveis.

Sendo um ambiente para estimular a criatividade, deve ser preparado de forma criativa, com espaços que incentivem a brincadeira.

A brinquedoteca é um espaço criado para favorecer o brincar. Como um local de descobertas, estimulação e criatividade, independente do tipo, objetiva a resgatar o lúdico e a ludicidade infantil.

É um espaço criado para proporcionar estímulos para que a criança brinque livrevemente.

È de fundamental importância que através da brincadeira seu desenvolvimento esteja sendo aguçado, e a sua atenção esteja totalmente voltada a concentração daquilo que esteja fazendo e participando.

Assim, a criança aprende a ter equilíbrio emocional, do que está acontecendo, e isso ajudará e muito, no seu desenvolvimento intelectual, aprendendo a enteder as emoções que estão a desabrochar em sua tenra idade.

A brinquedoteca pode auxliar também no desenvolvimento da inteligência da criança, raciocínio, lógica, compreensão dos fatos; sua criativdade começa a ser explorada cada vez mais e sua sociabilidade faz parte de sua conduta neste ambiente, que resultará em pequenas conquistas na sua infância.

Neste ambiente que se torna familiar a criança, o incentivo a valorizar os brinquedo e brinquedoteca, passa a ser um objetivo crescente no seu cotididano, e os recursos ali disponiveís, vão formando seu desenvolvimento intelectual, social e emocional.

Neste espaço que se já torna um lugar de importância para a criança, o professor deve dar oportunidade para que a criança aprende a jogar e a participar, e assim o objetivo de unidade começa a ser algo que no principío é estranho, mas agora começa a se tornar familiar para a criança.

Através de jogos e brincadeiras, a criança aprende que precisa de um forte relacionamento para a sua vida, e assim o relacionamento entre crianças e famílias são enriquecidas em um elo de amor e companheirismo.

A brinquedoteca passa a ser para a criança um lugar de magia, encanto, beleza e alegria, um espaço destinado a sonhar, fortalecer relacionamentos, aprender a participar e também ajudar, um ambiente onde todos os seus sonhos são realizados, mas que as regras começam a ter um sentido importante na sua vida diária, e que são indispensáveis para a sua felicidade.

A brinquedoteca torna-se um espaço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com