TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos

Monografias: Jogos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

Em um cenário de crise econômica global, inflação alta e desempenho mais fraco dos investimentos, sobretudo na indústria e do setor de serviços, as riquezas brasileiras cresceram 0,9% em 2012, o pior resultado do PIB (Produto Interno Bruto) do País desde 2009 (-0,6%), informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (1º).

A expansão do PIB ficou também abaixo das expectativas de mercado divulgadas pelo governo, que projetava alta de 4,5% no começo de 2012. A última expectativa do Banco Central era de um crescimento de 1%.

O indicador registrou uma tímida alta de 0,6% no quarto trimestre na comparação com o terceiro. Em valores correntes, o indicador somou R$ 4,403 trilhões. Já o PIB per capita fechou em R$ 22.402 — alta de 0,1% (praticamente estável) em relação a 2011.

PIB cresce 2,7% em 2011

No Brasil, o ano de 2012 foi marcado pela política de queda dos juros, representada principalmente pela taxa básica (Selic) mais baixa da história, a 7,25% ao ano, e que inspirou a queda dos juros para os consumidores. O objetivo do governo foi estimular o crédito e o consumo, o que impulsionaria a economia, mas foi preciso enfrentar um ambiente de calote em alta.

Foram anunciados também pacotes de alívio nos impostos em diversos setores, como forma de incentivar o investimento produtivo, mas as ações mostraram ter pouco impacto.

Outro grande desafio, que se estendeu para 2013, foi a inflação oficial, que fechou 2012 a 5,84%, longe do centro da meta de 4,5% estabelecido pelo governo.

Como o PIB influencia sua vida

O PIB é um dos principais indicadores da economia de um país. Ele representa a soma das riquezas geradas pelo conjunto dos diversos setores da cadeia produtiva, mas pouca gente sabe dizer o impacto que esse dado tem sobre o seu dia a dia.

O indicador é calculado trimestralmente pelo IBGE. Quando aponta geração de riqueza inferior à observada no levantamento anterior significa retração econômica. A recessão técnica é observada quando o movimento de recuo ocorre por dois trimestres consecutivos.

Se o PIB aponta expansão, isso tem influência positiva na vida das pessoas. Quanto maior a produção, mais fácil de distribuir essa riqueza. A renda circula e todos são beneficiados.

Então, quanto maior o PIB, maior a quantidade de empregos, o giro de mercadoria e a variedade de produtos. Além disso, o país tem um posicionamento mundial melhor.

Para calcular a soma de todas as riquezas do País, o IBGE só leva em consideração as atividades legalizadas. As informais não entram nas estatísticas da metodologia aplicada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com