TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos E Recreação

Monografias: Jogos E Recreação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 4

Jogos e Recreação na Educação Infantil – Creches e Pré-Escolas da Rede Pública em Corumbá – MS: É uma realidade?

Acadêmicas

 Aline Estigarribia Macedo

 Marislei Vale dos Santos

ORIENTADORA

 Profª Me. Mª Auxiliadora N. F. Nery.

I - EXPOSIÇÃO DO TEMA

O tema de nossa pesquisa Jogos e Recreação na Educação Infantil – Creches e Pré-escolas da rede pública de Corumbá – MS, em consonância com diversos autores da área de Educação Física , considera que a disciplina Jogos e Recreação exerce importante papel no desenvolvimento da criança da Educação Infantil, despertando nestas desde cedo um espírito participativo, cooperativo e solidário, como também , a atenção, percepção, habilidades intelectuais, físicas e motoras.

Dessa forma consideramos que o professor desta área de ensino deve ter uma formação específica e um embasamento teórico apropriado para que possa estar adotando práticas pedagógicas com crianças da Educação Infantil, onde os jogos e brincadeiras sejam considerados recursos imprescindíveis para o processo ensino – aprendizagem, como também para o processo de desenvolvimento da criança.

II - OBJETIVOS

* Verificar se a disciplina Jogos e Recreação é compreendida como campo de conhecimento e conseqüentemente, como uma prática pedagógica voltada para o desenvolvimento( físico, psicológico, emocional e cognitivo) ou utilizada como passatempo.

* Observar como está sendo trabalhada a disciplina Jogos e Recreação na Educação Infantil de creches e pré – escolas da rede pública em Corumbá – MS.

III- OBJETO DE ESTUDO

Considerando jogos e recreação uma disciplina de caráter lúdico e, portanto, imprescindível para o processo ensino – aprendizagem e para o desenvolvimento da criança – cognitivo, motor, afetivo, psicológico - é nossa preocupação na pesquisa estar investigando se esta disciplina é uma realidade nas creches e pré-escolas da rede pública de ensino de Corumbá – MS e , principalmente se os profissionais estão capacitados devidamente para trabalharem com crianças da Educação Infantil.

IV- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A pesquisa está embasada teoricamente em autores das áreas de Educação Infantil, como Kishimoto (2000), Dinello (1990), Cutrera e Educação Física , Borges (1987)

Esses autores colocam os conceitos e a importância do jogo e da recreação para o desenvolvimento infantil. Para eles o ato de jogar facilita a aprendizagem, o desenvolvimento intrapessoal e interpessoal, além de preparar seu interior. Também é através dos jogos que as crianças constroem a base dos valores e atitudes que vão ajudar na formação de sua personalidade.

É ness

O professor precisa conhecer os jogos, possuir uma proposta e ter clareza das possíveis e necessárias intervenções que serão feitas antes e após cada jogo.

Destacam também as principais modalidades de jogos, que são mais comuns de serem trabalhadas na Educação Infantil, como os de construção, motores ou de exercícios, simbólicos ou de faz-de-conta e de regras.

V - METODOLOGIA

1º passo: A pesquisa baseia-se em evidências bibliográficas, ou seja, estudos que versam sobre o tema e também em evidências empíricas, que foram coletadas nas instituições de ensino pesquisadas.

2º passo: Identificação da amostra da pesquisa: universo das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com