TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos Ebrincadeira

Casos: Jogos Ebrincadeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  4.927 Palavras (20 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 20

JOGOS E AS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O uso de jogos, brincadeiras, o lúdico como um todo, está presente na vida escolar e faz parte do processo de aprendizagem e ao longo dos anos vem se confirmando com forte instrumento de ação educadora. Estudos comprovam que os jogos proporcionam condições necessárias à aprendizagem, e também à convivência social. O lúdico é uma ferramenta capaz de colaborar no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil, por ser a brincadeira um atrativo para a criança, pois além de ser uma atividade prazerosa para a criança, tem grande importância na evolução do aprendizado na educação infantil. As brincadeiras hoje, que podem ser dispostas, visam não apenas o entretenimento e sim a aprendizagem, ou seja, a criança pode aprender brincando, espontaneamente.

Também o incentivo à criança a praticar jogos e brincadeiras que fazem parte da sua vida, podem estimular e motivar, para que aos poucos ela aprecie e desenvolva cada vez mais as atividades propostas, alçando assim um resultado progressivo, inovador e acima de tudo descontraído, não levando mais a criança a associar o aprender como uma tarefa monótona e chata.

O artigo tem como finalidade mostrar que o brincar em sala de aula pode colaborar no processo de aprendizagem das crianças na educação infantil. Os professores devem ter uma participação especial nas atividades propostas, colaborando positivamente para o seu crescimento e desenvolvimento, visto que a integração professor e aluno também se faz necessário na formação das crianças.

O interesse das crianças é despertado através de brincadeiras e nesse sentido o professor é fundamental, pois a criança vai ver no seu professor a segurança e afetividade que ele busca, porque o professor, além de tudo, deve ser um amigo.

As brincadeiras como metodologia de ensino, visando conteúdo de aprendizagem, despertam na criança um gosto pela vida e levam a desejar novos desafios, fazendo com que se abram caminhos no desenvolvimento, contribuindo na resolução de dificuldades com que ela venha a se deparar no futuro, consequentemente a deixando mais preparada para a longa caminhada do conhecimento.

O brincar, hoje, é um elemento indispensável como instrumento de aprendizagem, como forma de desenvolver raciocínio e superação de desafios, assim como é importantíssimo também na vida da criança, com isto torna-se evidente que hoje em dia os professores tem a obrigação de se valer deste método de aprendizagem. Hoje, o brincar se tornou assunto sério que deve ser mais discutido e até melhor elaborado para que cada vez mais o educador atue de forma incisiva, interessante e estimulante no desenvolvimento da criança.

Segundo Nadal (2010) ao brinca, a criança utiliza recursos para explorar o mundo, ampliando sua percepção sobre o ambiente e sobre si, também o brincar auxilia na organização do pensamento e trabalhar seus afetos e sensibilidades. As brincadeiras tradicionais em especial as canções de rodas propriciam relações de amizade, respeito de regras e valores a serem executados. Ao brincar de faz de conta as crianças interpretam atividades que observam em sua família, na escola, no seu meio, ela entra no jogo simbólico criando relações com o mundo.

2 ENSINAR E APRENDER BRINCANDO

O brincar, segundo Piaget (1978) favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral, através dele se processam a construção de conhecimento, da linguagem, do pensamento, da socialização. O brincar, além de auxiliar no processo ensino-aprendizagem, favorece o desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo. Através dele, processa a construção de objetos, onde desde pequenas constroem seus espaços e seu tempo, desenvolvendo a noção de casualidade, chegando à representação e, finalmente, à lógica.

No brincar a criança desenvolve sua criatividade suas capacidades (CUNHA, 1998), pois é através do brincar que mente e corpo interagem com o ato do faz de conta. Este processo permite que através de exercícios pedagógicos lúdicos o professor perceba em cada criança as dificuldades e possibilidades para a aprendizagem e a partir dessas pode propor novas atividades.

O cotidiano de uma Escola Infantil tem de prever momentos diferenciados que certamente não se organizarão da mesma forma para crianças maiores e menores. Diversos tipos de atividades envolverão a jornada diária das crianças e dos adultos: o horário da chegada, a alimentação, a higiene, o repouso, as brincadeiras – os jogos diversificados – como o faz-de-conta, os jogos imitativos e motores, de exploração de materiais gráficos e plásticos – os livros de história, as atividades coordenadas pelo adulto e outras. (BARBOSA, 2001, p.65).

Para aprender, a criança deve ter espaço para mostrar o seu eu e sua capacidade de construir relacionamentos, e a sua aprendizagem. A interação do professor com a criança auxilia o desenvolvimento da mesma, pois é através da brincadeira que o aluno pode transformar e produzir novos significados, e quando usam objetos na construção de coisas diferentes são recompensadas pelo sentimento de alegria ao ver sua construção, logo sentem prazer em desenvolver o próprio aprendizado (VIGOTSKY, 1998).

A criança que usa brinquedos demonstra que está se desenvolvendo, pois a criança que brinca cresce, constrói sua própria evolução, pois “em todo processo da aprendizagem estão implicados os quatro níveis organismo, corpo, inteligência, desejo, e não se poderia falar de aprendizagem excluindo alguns deles” (FERNANDEZ, 1990, p. 54). No espaço da sala de aula utilizando a brincadeira, com o professor mediando, a criança procura satisfazer seus desejos envolvendo-se em um mundo imaginário, que podem ser concretizado na brincadeira. Logo a criança que está exposta ao lúdico tem mais probabilidade de desenvolver seu pensamento, suas habilidades, além de conceitos.

Estimular brincadeiras, organizar o espaço tanto interno como externo da escola, facilitando a disposição dos brinquedos, mobiliário, e os demais elementos da sala de aula é função do professor para facilitar a interação e ação da criança, a fim de que seja um espaço de descoberta e construção de aprendizagens.

Os educadores precisam se comprometer com a pedagogia da infância e refletir sobre quais são os métodos mais apropriados de alcançar esta igualdade para as crianças. ( BROCK, 2011, p.97)

É importante desafiar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com