TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos Empresariais

Exames: Jogos Empresariais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  927 Visualizações

Página 1 de 4

Esta atividade tem por objetivo avaliar o seu desempenho durante o processo de simulação vivenciado até este momento na disciplina. A intenção é que você reflita a respeito das ações tomadas e procure relações com aspectos teóricos abordados em diversas disciplinas deste curso de graduação. Para isso, responda as questões a seguir:

1. Suponha que, ao final do 1º ano (4 períodos), o Conselho de Administração deseja saber como foi o seu desempenho gerencial na administração da empresa. (3,0 pontos)

a) Para contextualizá-los, inicialmente exponha qual foi sua função na alta administração da empresa e como se deu a dinâmica da distribuição das funções administrativas no seu grupo.

R.: Minha atuação na empresa foi na diretoria de produção. A dinâmica na distribuição das funções do grupo ficou a critério de cada participante a escolha do cargo que mais se identificava. No meu primeiro contato com os demais integrantes do grupo que se deu através de e-mail fui voluntário para área de produção e a qual foi aceita pelo grupo. Contudo algumas outras diretorias foram assumidas muito perto do fim do tempo para a publicação, principalmente, da 1ª decisão. Portanto no 2º período as diretorias já estavam lotadas com seus responsáveis.

b) Identifique os erros ocorridos nas tomadas de decisão da sua empresa e aponte que ações deveriam ter sido tomadas para sanar ou minimizar essas decisões incorretas.

R.:

Erro 01: a não compra de máquinas no 3º período para suprir a demanda que cresceu 50% na sazonalidade do produto e ocasionou a perda de mercado no 4º período;

Ação 01: Aumentar a produtividade com horas extras para aumentar a produção e atender a demanda.

Erro 02: decisões por parte da administração financeira o que ocasional, junto com a falta de integração dos outros setores da empresa, um atraso com os fornecedores;

Ação 02: Análise da situação financeira para tomada de decisões quanto a financiamentos, corte e ajuste de gastos.

Erro 03: A falta de sintonia entre as diretorias que ocasionou um resultado negativo no final do 4º período.

Ação 03: Uma melhor coordenação do presidente com a análise dos relatórios e gráficos de desempenho e uma coordenação e comunicação melhor entre as diretorias teriam minimizado os erros cometidos durante a simulação, pois como as tomadas de decisões não são simultâneas alguns diretores tomaram decisões em uma área e que a outras diretorias deveriam trabalhar em sintonia e que não ocorreu, resultando, portanto, um prejuízo no desempenho da empresa.

2. Pensando no planejamento para o ano subseqüente, o Conselho de Administração contratou uma consultoria para orientar a diretoria da empresa. Como primeira ação, a consultoria sugeriu uma análise SWOT. Assim, podem ser identificados os pontos fortes e fracos da empresa e as oportunidades e ameaças existentes no mercado. Tendo como base o desempenho da sua empresa nos 4 primeiros períodos e a situação atual do mercado, preencha o quadro a seguir: (3,0 pontos)

PONTOS FORTES

- Bom quadro de clientes;

- Boa participação no mercado por região;

- Funcionários qualificados e motivados;

- Estoque de matéria-prima compatível com a demanda prevista para o 5º período. OPORTUNIDADES

- Economia estabilizada;

- Índice de inflação estável no mercado;

- Mudança na forma de entrega de matéria prima (esta empresa já possui matéria-prima em estoque).

PONTOS FRACOS

- Falta de comando central e sintonia dos setores;

- Situação financeira irregular;

- Custos fixos altos. AMEAÇAS

- Forte concorrência;

- Guerra de preços com competidores;

- Melhores condições financeiras de alguns outros concorrentes.

3. Descreva pelo menos 2 ferramentas (teorias, metodologias, estratégias, processos, etc.) que você estudou em outras disciplinas do curso e que foram utilizadas no seu processo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com