TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos Empresariais

Artigos Científicos: Jogos Empresariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  897 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância (AD)

Disciplina: Jogos Empresariais

Curso: ADMINISTRAÇÃO

Professor Tutor: CAROLINA B. RUBIN

Nome do aluno: ADAILTN NUNES PILTZ

Data: 07/05/2013

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Esta atividade tem por objetivo avaliar o seu desempenho durante o processo de simulação vivenciado até este momento na disciplina. A intenção é que você reflita a respeito das ações tomadas e procure relações com aspectos teóricos abordados em diversas disciplinas deste curso de graduação. Para isso, responda as questões a seguir:

1. Suponha que, ao final do 1º ano (4 períodos), o Conselho de Administração deseja saber como foi o seu desempenho gerencial na administração da empresa. (3,0 pontos)

a) Para contextualizá-los, inicialmente exponha qual foi sua função na alta administração da empresa e como se deu a dinâmica da distribuição das funções administrativas no seu grupo.

Dentro da Diretoria da Empresa FABRISUL assumi a função de Diretor de Recursos Humanos. Tal função, como as dos demais colegas, surgiu por indicação própria dentro da área que tínhamos mais experiência ou conhecimento sobre o assunto. Felizmente houve um consenso entre os integrantes do grupo, quanto às funções, fechando a diretoria. Nossas decisões foram tomadas através de reuniões com a utilização das ferramentas do MSN e e-mail, para tratarmos sobre os assuntos em cada área específica da empresa, formando, sempre em conformidade com a maioria, nossas decisões finais.

b) Identifique os erros ocorridos nas tomadas de decisão da sua empresa e aponte que ações deveriam ter sido tomadas para sanar ou minimizar essas decisões incorretas.

Algumas decisões que foram tomadas, em votação pelos Diretores da empresa, não ofereciam segurança nos argumentos colocados por parte do responsável da área, ou seja, algumas deliberações ocorriam de forma intuitiva e muito rápida, ocorrendo certo autoritarismo por parte de alguns componentes, muitas vezes não tendo conhecimento suficiente sobre o assunto.

Deveríamos estipular um prazo, para que o responsável da área e os demais colegas pudessem realizar uma pesquisa, expondo posteriormente ao grupo quais os melhores ou o melhor caminho a ser tomado, principalmente quanto a área financeira.

Meus argumentos não foram suficientes para melhorarmos nossa produção, ou seja, aumentarmos, a preocupação maior sempre era de diminuir os gastos, manter os preços baixos e longos prazos para vendermos mais.

A relação entre venda e produção sempre esteve no limite, produzíamos 100 e vendíamos 100, desta forma para vendermos mais tínhamos que aumentar a produção e não baixar preço, ou aumentarmos um pouco o preço para aumentarmos o lucro, principalmente por estarmos sempre abaixo da demanda do mercado.

2. Pensando no planejamento para o ano subseqüente, o Conselho de Administração contratou uma consultoria para orientar a diretoria da empresa. Como primeira ação, a consultoria sugeriu uma análise SWOT. Assim, podem ser identificados os pontos fortes e fracos da empresa e as oportunidades e ameaças existentes no mercado. Tendo como base o desempenho da sua empresa nos 4 primeiros períodos e a situação atual do mercado, preencha o quadro a seguir: (3,0 pontos)

PONTOS FORTES

_ Preços e prazos competitivos;

_ Grande investimento em propaganda;

_ Índice de produtividade crescente;

_ Bom relacionamento entre diretores. OPORTUNIDADES

_ Aumento da produção;

¬_ Investimento em novas e mais máquinas;

_ Contratação de funcionários;

_ Aumentar a confiança no mercado;

_ Traçar novo plano de produção e vendas.

PONTOS FRACOS

_ Produção baixa;

_ Baixa participação no mercado e em queda;

_ Custo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com