TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos Empresariais

Trabalho Universitário: Jogos Empresariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  1.207 Visualizações

Página 1 de 2

Este artigo apresenta a Teoria dos Jogos e a soma intelectual voltada a tomada de decisões nos negócios da empresa. A Teoria de Jogos se apóia a partir da pesquisa. Sem pretender esgotar o assunto, levanta e analisa os elementos teóricos relativos ao tema Jogos de Empresas, constituindo-se em ponto de partida no quais discussões sobre o tema possam se apoiar, uma vez que proporciona, por meio de um enfoque teórico, um melhor entendimento e sua relevância como metodologia de aprendizagem. Enfim, a Teoria dos Jogos ajuda a descobrir uma melhor solução para a melhor tomada de decisões e tenta entender a economia interna das situações de conflito. A Teoria dos Jogos pode usada para analisar as futuras ações competitivas, prever para onde se está a ir e tomar decisões. Devido à importância deste princípio, é importante que os gerentes aprendam a considerar as implicações das decisões em longo prazo. A Teoria dos jogos e a estratégia competitiva tem-se demonstrado muito útil, pois constitui um importante instrumento de análise estratégica, permitindo que de um modo geral os gerentes das empresas possam ter uma linguagem comum em situações de estratégia, classificar situações, encaminhar recursos e gerir indicações específicas.

2.1 Conceito de Jogos

A Teoria dos Jogos estuda essas decisões em situação interativa, analisando os agentes envolvidos, suas decisões individuais e as reações geradas por cada um, dessa forma, prevendo o movimento dos outros jogadores, sejam eles concorrentes ou aliados, permite um posicionamento estratégico no jogo que possibilitará que os resultados e objetivos previamente determinados sejam atingidos.

Para Neumann e Morgenstern (1944), a definição da Teoria de Jogos é: a ciência da estratégia. Procura determinar matemática e logicamente as atitudes que os jogadores devem tomar para assegurar os melhores resultados para si próprios num conjunto alargado.

No caso de Fiani (2006), ele acredita que trata-se de uma análise matemática das situações que envolvam um conflito de interesses com o intuito de indicar as melhores opções que, sob determinadas condições , chegarão ao objetivo desejado.

Para Aragones (2006), cada um escolhe a sua melhor reação aquilo que as outras fazem. Visa, principalmente, analisaras estratégias propostas para investigar e explicar o comportamento humano sobre pressão nas tomadas de decisões.

Segundo Nash (1950), Identifica-se três versões distintas para aplicação da Teoria dos Jogos – a econômica, a psicológica e a sociológica.

Para Nobrega ( 2003), o ponto de partida da Teoria dos Jogos – em sua missão de equacionar, por meio da matemática, os conflitos de interesse que acontecem a todo instante na sociedade e no mundo dos negócios é constatar que, de modo geral, a tendência entre as organizações é maximizar o ganho individual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com