TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos conjuntos

Seminário: Jogos conjuntos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Seminário  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 4

jogos cooperativos

jogos cooperativos são jogos de grupo e têm o objetivo,em primeiro lugar, despertar a conciênciade cooperação, isto é mostrar que a cooperação é uma alternativa possível e saudável no campo das relações sociais;em segundo lugar,promover efetivamente a cooperação entre as pessoas, na exata medida em que os jogos são,eles próprios,experiencias cooperativas.

no jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro,um solidário, e não mais como o temível adversário .a pessoa quando joga aprende a colocar no lugar do outro, priorizando sempre os interesses coletivos.

são jogos para unir pessoas, e reforçar a confiança em si mesmo e nos outros que jogam.As pessoas podem participar autenticamente, pois ganhar ou perder são apenas referências para um continuo aperfeiçoamento pessoal e coletivo.

os jogos cooperativos resultam numa vontade de continuar jogando, e aceitar todos como são verdadeiramente, pois as pessoas estão mais livres para se divertir.

Aumentando a confiança e auto – estima

Tentamos superar desafios e Jogar cooperativamente é re-aprender a conviver contigo mesmo e com as outras pessoas.

O jogo cooperativo serve para nos libertar da competição, seu objetivo maior é a participação de todos por uma meta comum. A agressão física é totalmente eliminada, cada participante estabelece seu próprio ritmo, todos se enxergam como importantes e necessários dentro do grupo. obstáculos, sempre com alegria e motivação.

Se hoje em dia ainda não enxergamos muitos atos de cooperação significa que as crianças não estão sendo criadas num ambiente que lhes proporcione aprender por meio de experiências que as sensibilizem para a cooperação.

Os jogos cooperativos têm várias características libertadoras que são muito coerentes com o trabalho em grupo

Libertam da competição: o objetivo é que todos participem para poder alcançar uma meta comum.

Libertam da eliminação: o esboço do jogo cooperativo busca a integração de todos.

Libertam para criar: criar é construir e, para construir, a colaboração de todos é fundamental. As regras são flexíveis, e os participantes podem contribuir para mudar o jogo.

Libertam da agressão física: certamente gastamos energia na atividade física, mas se promovemos a agressão física contra o outro, estamos aceitando um comportamento destrutivo e desumanizante, o jogo cooperativo propõe o contrário.

Uma das características dos Jogos Cooperativos, diferente do que muitos imaginam é justamente não ter uma faixa etária específica em cada jogo, mas, a possibilidade de que os jogos podem e devem ser adaptados ao grupo que joga. Então podemos dizer que o Jogo Cooperativo é para a criança muito pequena e também para adultos de todas as idades.Aqui deixo claro que a idéia é criar um programa de Jogos Cooperativos, atendendo a todas as idades, da criança até o adulto de qualquer idade.AO facilitador/focalizador deverá na hora do planejamento das atividades observar a idade dos participantes, e, assim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com