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Jogos de negócios

Seminário: Jogos de negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Seminário  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  636 Visualizações

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UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

UNIDADE CAXIAS DO SUL - RS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

DISCIPLINA: JOGOS DE EMPRESAS

PROFESSORA: Me JEFFERSON DIAS

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

QUESTIONÁRIO JOGOS DE EMPRESAS

Elaborada Por:

Ederson Corrêa Dutra – R. A. 4115210131

Marlei Fátima Pozzer Gaviraghi – R. A. 4155236439

Caxias do Sul – RS, 18 de novembro de 2013.

Questão 1 (0,20 pontos)

A teoria dos jogos pode ser considerada o ramo da teoria da decisão que estuda problemas de interação estratégica entre dois ou mais indivíduos. Assinale abaixo aquela que não poderia ser considerada uma técnica decisória baseada na teoria dos jogos.

a) A aritmética da prudência

b) A teoria das coincidências

c) O levantamento de dados e informações que permitam se definir o que fazer

d) A teoria da decisão estatística

e) Rotinas desenvolvidas através da aplicação da inteligência artificial

Questão 2 (0,30 pontos)

No que consiste a técnica chamada de “aritmética da prudência”?

Prudência é a ação ponderada, discutida, examinada, enfim, deliberada. A ação prudente é cautelosa, sim. Mas, ao contrário do que pensa o senso comum, Prudência não é morosidade, aliás, não admite perda de tempo. Aritmética da prudência pode ser considerada o ramo da teoria da decisão que estuda problemas de interação estratégica entre dois ou mais indivíduos.

A aritmética da prudência é uma técnica decisória onde, através da mesma, originam-se as decisões. Ex: Numa tomada de decisão, toma-se como aplicável a solução mais coerente e prudente para obtenção do resultado esperado.

Questão 3 (0,20 pontos)

Ao se colocar todos os fatores que influenciam uma determinada decisão no papel, podemos dizer que não há incerteza, ou seja, que não há fatores desconhecidos. Em teoria dos jogos, esse seria um jogo:

a) Que representa um caso de assimetria de informação

b) De estratégia mista

c) Sequencial

d) De informação completa

e) Um equilíbrio de Nash

Questão 4 (0,35 pontos)

O matemático Bruce Bueno de Mesquita, professor das Universidades de Stanford e Nova York, propõe uma solução para a modelagem de fenômenos aleatórios, a qual pode ser vista em entrevista realizada pelo Jornal da Globo, e disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Bki4WlM4YQI (acesso em 10 ago, 2013). Baseado nesse vídeo, responda como um fenômeno aleatório deve ser tratado para que tenha validade científica. Dê um exemplo.

Para um fenômeno aleatório ter validade cientifica, deve-se repetir muitas vezes até encontrar um padrão.

Caso isso não aconteça, não há validade cientifica para se comprovar a sua hipótese. Um fenômeno aleatório deve ser tratado por experiências aleatórias, que é o ato de observar os resultados desse fenômeno, até que seja válido.

Questão 5 (0,30 pontos)

Qual é a relação existente entre jogos de informação incompleta e assimetria de informação?

Ambos estão interligados, pois não representam todas as informações sobre o problema de decisão e assim aumentam o risco.

Jogos de informação incompleta consiste nas ações de cada jogador, não podem ser preditos de decisão com perfeição, visto que tais não possuem o conhecimento de todas as estratégias tomadas ou a serem tomadas pelos seus concorrentes.

Assimetria da informação ocorre quando a informação necessária para que os jogadores cheguem ao equilíbrio, não está igualmente distribuída entre os participantes.

Na linguagem econômica, essa assimetria é conhecida como falha de mercado.

Questão 6 (1,25 pontos)

Em um bairro de uma pequena cidade do interior há apenas dois postos de combustível. Embora entre eles haja diferenciais como a eficiência do atendimento e a cordialidade dos frentistas, no final, o preço acaba sendo o fator de decisão do consumidor. Se o caso é o preço, então alguns centavos para cima ou para baixo podem incentivar o cliente a comprar em um ou noutro posto. Portanto, se o posto 1 baixar o preço de R$2,90 para R$2,80, certamente ele tomará alguns clientes do posto 2. No entanto, nós já sabemos que, nesse caso, as decisões não são isoladas, visto tratar-se de um típico jogo sequencial.

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