TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jovens 2014

Trabalho Universitário: Jovens 2014. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

O século 21 é marcado pela entrada do mundo online no mundo real. E o primeiro e principal atingido é o jovem, que foca a sua alegria, sua força, seu vigor em coisas que não somam em nada, como, por exemplo, passar horas em frente à televisão ou ao computador, jogando vídeo game, gastando tempo nas mídias sociais, curtindo publicações desrespeitosas.

O que fazer com essa juventude? Como tirá-los do foco errado e colocá-los no foco correto, mostrando como usar a sua jovialidade de forma positiva, ajudando o próximo, doando sangue, participando de grupos culturais, fazendo passeios de bicicleta, entre outras ações que movimentem seu corpo e o façam usar a mente a seu favor?

"... Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno." 1 João 2:14

Há alguns anos víamos os jovens lotando as ruas, gastando sua energia com jogos de vôlei em grupos, andando de patins, de bicicleta, ou somente conversando com os amigos no portão de casa. Os pais não tinham muito com o que se preocupar, sabiam que estavam ali por perto e sabiam também, e principalmente, quem era aquele amigo e sua família.

Hoje, essa relação de confiança e segurança fica cada dia mais difícil. Primeiro porque a diversão e a relação não se fazem mais pessoalmente, mas sim no “mundo online”, um ambiente ao qual nem sempre os pais têm controle e acesso. Segundo porque o mundo está ficando cada vez mais inseguro, violento e sem limites.

Então, no ambiente familiar, se vive a "guerra fria" entre incentivar os jovens a participarem de ações sociais contra a violência e a falta de segurança fora de casa. É uma tarefa difícil para os pais, mas não impossível.

Basta que eles os incentivem, dando o exemplo de como e onde ter ações diferenciadas. É de casa que vem o respeito ao próximo, a vontade de participar de projetos sociais, de ter amizades saudáveis. E é na juventude que o filho mostra o que viu como exemplo até agora em sua vida.

Mas, então, se eu não vejo meu filho jovem ter boas atitudes e se envolvendo com pessoas corretas, como ensiná-lo nessa fase? Incentivando pessoalmente, levando, mostrando in loco, ou seja, participando juntamente com ele.

Por isso, aos pais, é bom não perderem a oportunidade de serem pais e amigos de seus filhos. Essa é a melhor forma de mostrar os limites, os caminhos a serem seguidos, os amigos com quem vale a pena andar junto.

Não desista do seu filho, não o entregue ao comodismo do mundo online. Observe, converse e ore sempre por ele, e com ele.

"Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delícias à tua alma." Provérbios 29.17

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com