TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Kaizen - Ciclo PDCA

Trabalho Universitário: Kaizen - Ciclo PDCA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 4

KAIZEN

Kaizen surgiu no início da década de 50, no Japão, por necessidade e não por opção. As empresas japonesas necessitavam crescer, porém não tinham dinheiro e tão pouco o governo japonês podia emprestar. Não podemos esquecer que o Japão tinha perdido a II Guerra mundial, seu país estava arruinado, as empresas japonesas tinham que ter produtos com boa qualidade e com preço competitivo e, o pior, não tinham máquinas sofisticadas ou automáticas, como tinham os Americanos. Os japoneses, para poderem ser competitivos, tinham que ser mais criativos do que os demais países na área da produção. No Japão, a palavra Kaizen significa: Kai = mudar e zen = o melhor, e ela é empregada para várias situações, não somente na empresa, mas também na escola, na sociedade e na vida familiar.

Em julho de 1950, o governo japonês, em conjunto com a organização União Japonesa de Cientistas e Engenheiros, convidou o Americano W. E. Deming para fazer várias palestras, sobre Controle Estatístico da Qualidade. Para Willian Edwards Deming, o objetivo do administrador é otimizar o sistema como um todo.

METODO DE FUNCIONAMENTO KAIZEN

O método Kaizen vai além de um processo de melhoria contínua, é uma crença na qual a criatividade das pessoas persegue as condições ideais de um processo, mesmo que este objetivo nunca seja alcançado. Ou seja Kaizen é um processo em que sempre se busca melhoria, em que se faça o hoje ser melhor que ontem e o amanhã melhor que hoje, com cinco elementos fundamentais:

• Trabalhar em equipe;

• Disciplina pessoal;

• Constantes sugestões de melhorias;

• A empresa terá menor custo e, como consequência, maior lucro. Depois de muita disciplina e dedicação, as empresas japonesas, no inicio da década de 70, começam a mostrar uma melhoria na produtividade, qualidade, eficiência.

Kaizen não é uma reengenharia, Kaizen significa melhorias contínuas, envolvendo todas as pessoas da empresa, desde o presidente até o operário, fazendo assim com que a empresa tenha um crescimento como um todo (em todos os departamentos). Para o método Kaizen, é essencial que nenhum dia se passe dentro de uma empresa sem que alguma melhoria seja implementada. Os empregados podem desempenhar função vital no melhoramento dos padrões, especialmente por meio de um sistema de sugestões. No Kaizen, isto é muito estimulado, e têm, como uma das consequências positivas, pessoas mais dispostas a seguir os novos padrões por elas mesmas propostos.

A ferramenta Kaizen utiliza questões estratégicas baseadas no tempo. Nesta estratégia, os pontos-chave para a manufatura ou processos produtivos são: a qualidade (como melhorá-la), os custos (como reduzi-los e controlá-los), e a entrega pontual (como garanti-la). O fracasso de um destes três pontos significa perda de competitividade e sustentabilidade nos atuais mercados globais.

(http://gestaoepessoa.blogspot.com.br/2012/12/do-diagnostico-ao-kaizen.html)

CICLO PDCA

A filosofia do melhoramento contínuo (Kaizen) possui como sua mais conhecida representação o ciclo PDCA, também conhecido como ciclo de Shewhart, seu idealizador, ou como ciclo de Deming, o responsável por seu desenvolvimento e reconhecimento.

O ciclo PDCA é um método gerencial para a promoção da melhoria contínua e reflete, em suas quatro fases, a base da filosofia do melhoramento contínuo. Praticando-as de forma cíclica e ininterrupta, acaba-se por promover a melhoria contínua e sistemática na organização, consolidando a padronização de praticas. As quatro fases são mostradas na figura a seguir. (Gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com