TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Kaoru Ishikawa

Casos: Kaoru Ishikawa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão da Qualidade

Kaoru Ishikawa

Kaoru Ishikawa foi o mais velho dos oito filhos, nascido em 1915 e falecido em 1989, graduando-se primeiramente em química pela universidade de Tokyo (1939). De 1939 a 1941 trabalhou no exército como técnico naval, então foi trabalhar na “Nissan LiquidFuelCompany” até 1947. Exerceu também o ensino na área de Engenharia na mesma Universidade em que se formou. Em 1949, Ishikawa entrou para a União Japonesa de Cientistas e Engenheiros (JUSE), um grupo de pesquisa de controle de qualidade, onde desenvolveu seus conceitos sobre gestão da qualidade.

Uma das sua contribuições mais renomadas e também uma das mais importante de Ishikawa foi seu papel chave no desenvolvimento de uma estratégia especificamente japonesa da qualidade, utilizando princípios do controle estatístico da qualidade desenvolvido por americanos. Ishikawa traduziu, integrou e expandiu os conceitos de gerenciamento do Dr. William Edwards Deming e do Dr. Joseph MosesJuran para o sistema japonês. A característica japonesa é a ampla participação na qualidade, não somente de cima para baixo dentro da organização, mas igualmente começa e termina no ciclo de vida de produto. No final dos anos 50 e no início dos anos 60, Ishikawa desenvolveu cursos do controle da qualidade para executivos e gerentes. Igualmente ajudou o lançamento da Conferência Anual do Controle da Qualidade para gerência, diretores em 1963.

Dentre suas maiores contribuições para a gestão da qualidade, alem das já citadas, temos a criação do Diagrama Causa-Efeito, as 7 ferramentas da qualidadee o conceito de Circulo de qualidade.

O Diagrama de Ishikawa ou Causa-Efeito é uma das ferramentas mais eficazes e mais utilizadas nas ações de melhoria e controle de qualidade nas organizações, permitindo agrupar e visualizar as várias causas que estão na origem qualquer problema ou de um resultado que se pretende melhorar. Na sua estrutura, os problemas são classificados em seis tipos diferentes: método, matéria-prima, mão-de-obra, máquinas, medição e meio ambiente, sendo esses os mais utilizados, porém podem variar, apresentando outros fatores. As seis tipos de causas são descritas da seguinte forma:

• Método: toda a causa envolvendo o método que estava sendo executado o trabalho;

• Matéria-prima: toda causa que envolve o material que estava sendo utilizado no trabalho;

• Mão-de-obra: toda causa que envolve uma atitude do colaborador (ex: procedimento inadequado, pressa, imprudência, ato inseguro, etc.)

• Máquinas: toda causa envolvendo á máquina que estava sendo operada;

• Medida: toda causa que envolve os instrumentos de medida, sua calibração, a efetividade de indicadores em mostrar as variações de resultado, se o acompanhamento está sendo realizado, se ocorre na frequência necessária etc.

• Meio ambiente; toda causa que envolve o meio ambiente em si ( poluição, calor, poeira, etc.)e o ambiente de trabalho (layout, falta de espaço, dimensionamento inadequado dos equipamentos, etc.).

Esse sistema permite estruturar hierarquicamente as causas potenciais de um determinado problema ou também uma oportunidade de melhoria, assim como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos.

Exemplo de estrutura do Diagrama

Os problemas dentro da empresa geralmente são levantados fazendo-se um brainstorming e debatendo sobre isso, chegando as causas e consequentemente até as melhorias.

A sua outra grande contribuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com