TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

Artigos Científicos: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

Passo 1

A) CONCEPÇÃO DE LEITURA:

Leitura é uma atividade de produção de sentido. Onde os conhecimentos do autor são levados ao leitor.

As concepções podem ser:

foco do autor (o que o autor quis transmitir)

foco do texto (a codificação do autor e a decodificação do leitor)

foco autor-texto-leitor (interação entre o texto e o leitor)

B) ESTRATÉGIAS DE LEITURA:

São formas encontradas para facilitar a compreensão do texto.

Dentre elas: ler em voz alta; debate sobre o texto; identificação de palavras chaves; representação visual; questionário; resumo;

C) LEITURA E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS:

O leitor interpreta um texto não só se baseando na ideia (intenção) do autor, mas também segundo seus conhecimentos e experiências.

Passo 3

LITERATURA NA ESCOLA: LIVRO, BIBLIOTECA DE CLASSE.

LÍLIAN LOPES MARTIN DAA SILVA

A busca constante dos Professores de Português, em levar ao aluno a leitura como fonte do saber, buscando para isso, como aproximá-lo, fazê-lo entender e gostar de leitura.

Considerando a leitura com valor absoluto, a finalidade é fazer com que o leitor consiga interpretar a leitura, tanto do ponto de vista do escritor, como de seu conhecimento e experiências de vida, tendo assim, diversas formas de interpretação de determinado texto.

Segundo Batista e Galvão (1998) em suas pesquisas, “ A Leitura na Escola Primária Brasileira”, diz que a leitura tem uma forma antiga de ser exposta, de se tratar e ensinar. O autor cita dois modelos de leitura no fim do século XIX e início do século XX:

1. Modelo enciclopédico – textos sobre ciências, história e geografia;

2. Modelo de ensinamentos morais e cívicos.

Monteiro Lobato, 1921, traz em seu segundo livro “Narizinho arrebitado”, um método inovador, provocando o prazer da leitura.

Nos anos 20 e 30 do século XX, acontecem muitas reformas educacionais, com mudanças no comportamento, com mais participação do aluno, uma educação buscando o moderno, fazendo do livro um instrumento de pesquisa, consulta e recreação, dando a biblioteca escolar, grande importância.

Desde os anos 50/60 até meados dos anos 70, houve uma transformação da leitura, com o aparecimento de novos escritores e novas técnicas de escrita.

Biblioteca de Classe (BC) – desde os anos 30, sempre teve seu papel fundamental no desenvolvimento escolar; porém, nos anos 80, se identifica melhor com as transformações que a língua portuguesa propõe.

Segundo Girardi, esses acervos de classe, tinham a intenção de ajudar ou substituir a biblioteca escolar, onde, após a leitura, alunos partilham comentários, impressões e opiniões.

Esse acervo constituía-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com