TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

Artigos Científicos: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS.

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Leitura e Produção de Texto”, sob orientação do professor-tutor a distância Ana Paula Barra mansa.

TABOÃO DA SERRA

2013

Como futuros educadores precisamos deste já verificar a importância da leitura em nossas vidas e como ela faz parte de um todo, e que o exercício da leitura para as crianças e jovens, venham a contribuir para formarmos cidadãos capazes de interagir na sociedade. Com o passar dos anos, cada vez mais percebe a importância de ler e compreender o que esta a nossa volta.

E a interação do sujeito, de língua, de texto, e do sentido a exposição do pensamento. Nesta concepção o autor ele transmite as ideias e os leitores captam esse pensamento. O que o autor. Concepção da leitura: Representa um aspecto fundamental na construção da competência discursiva do sujeito falante/ouvinte. A importância de nós olharmos a educação do campo em um

A concepção da leitura se dá de diferentes modos; de sujeito, de língua de texto e de sentido. A concepção da língua é a representação do pensamento do autor, e proposto para o leitor-ouvinte, sendo que a leitura e a captação desse pensamento.

A concepção de texto é visto como um produto que serve para ilustrar a ideia de que ao entrar em uma interação cada um traz consigo sua bagagem, ou seja, por si mesmo.

A concepção dos sentidos e o entendimento é a capacidade de construir o sentido do texto em vários aspectos, que determinam a compreensão da leitura. Assim, os procedimentos adotados por cada um, se diferenciam uma vez que, nem todos assimilam o conhecimento da mesma, forma.

Algumas pessoas encontram dificuldades em ler, pois, acham cansativo, monótonos e difíceis. Isso ocorre porque, na maioria das vezes o indivíduo ainda não encontrou um meio estratégico para sua leitura de maneira pratica.

Tem vários tipos de estratégias para ter uma boa e compreensível leitura, vejamos alguns exemplos:

Exposição de pensamento: É quando o leitor expõe, verbaliza o que aquela leitura sem que perceba etc.

Leitura de voz alta: Enquanto lê em voz alta, a concentração é facilitada já que a leitura silenciosa pode sofrer interferência de pensamentos.

Leitura e produção de texto

A leitura é uma atividade na qual se leva em conta a experiência e conhecimento do leitor, é altamente complexa de produção de sentidos, que se realiza, evidentemente com base nos elementos linguísticos presentes na superfície textual e na sua forma de organização, mas que requer a mobilização de um vasto conjunto de saberes. A leitura e a produção de sentidos são atividades orientadas por nossa bagagem, pelo conhecimento da língua e de coisas do mundo (lugares sociais, crenças, valores e vivência)

Considerar o leitor os seus conhecimentos e que esses conhecimentos são diferentes de um leitor para outro, implica aceitar a pluralidade de leitura e de sentidos em relação a um mesmo texto. A pluralidade de leitura e de sentidos pode ser maior ou menor dependendo do texto do modo como foi constituído, do que foi explicitamente revelado e do que foi implicitamente sugerido por outro lado da ativação, por parte do leitor e de conhecimentos de natureza adversa.

GÊNERO TEXTUAL OU DISCURSIVO PRESENTES NA REVISTA VEJA

• Artigo (Dissertação Expositiva): É a exposição de fatos noticiados e discutidos pela mídia, ou seja, não há um debate ou até mesmo exposição de opiniões.

• Leitor Convidado (Argumentação / Levantamento de opinião): Neste tópico o leitor tem a oportunidade de participar dando sua opinião sobre um determinado tema e que será apresentado no site da revista.

• Propaganda (Divulgação de produto): nos sites temos vários tópicos de divulgação não somente de produtos como também de empresas que patrocinam o site da revista.

• Entrevista: onde o jornalista faz perguntas referente a vida e trabalho do entrevistado e faz anotação de todas as resposta da pessoa entrevistada para a publicação da matéria.

• Layout (índice): onde encontramos todos os temas de todas as reportagens que temos dentro da revista, no caso do site.

A coesão se realiza através da leitura, pois, sabemos que a leitura é uma atividade muito complexa, muitas vezes, a leitura é realizada com prazer, outras para aprimorar seus conhecimentos, outras para trabalhos acadêmicos etc... Através da leitura, podemos dizer se o texto está em coesão ou coerente.

Coesão: Para que um texto apresente coesão devemos escrever de maneira que as ideias se liguem, uma as outras, formando um raciocínio lógico e contínuo, coesão significa integrar, unir as ideias.

Podemos dizer que o texto está em coeso, quando temos a sensação que a leitura foi entendida , foi interpretada com facilidade, através de conjunções, pronomes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com