TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LFUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Tese: LFUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Tese  •  2.806 Palavras (12 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Claudina Aparecida Alexandre RA 3875760546

Judas Tadeu M de Oliveira RA 3835702536

Edna Aparecida Vieira RA 4922915640

Alessandra Donizete Bento RA 4573896876

Thais Oliveira Souza RA 4352853480

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos Sociológicos da Educação”, sob orientação do professor-tutor a distância Ms. Édina Domingues.

PIRACICABA

2013

Introdução

Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade, começa a surgir principalmente no contexto dos séculos XVII e XVIII, mas é nos séculos XIX que se firma como ciência, um grande marco do seu surgimento é a Revolução Industrial. .

É uma ciência que pertence ao grupo das ciências sociais e humanas.

O objeto de estudo da sociologia engloba a análise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as formas internas de estrutura (as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, as instituições, as normas, as leis), os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais devem ser discutidas.

Os fenômenos que se repetem nas interações sociais, os sociólogos observam os padrões comuns para formularem teorias sobre os fatos sociais. Sociologia da Educação para uma compreensão crítica da realidade social, política, econômica.

Concepções da Sociologia da Educação

E cultura na qual a escola e a educação estão inseridas e contribui para uma formação de educadores com uma visão crítica que possa formar indivíduos para compreenderem e transformarem a realidade onde vivem em uma realidade melhor.

A educação entendida como uma prática social que busca formar indivíduos para a vida em sociedade deve proporcionar uma visão que os permita uma compreensão da sociedade em todas as suas possibilidades.

No Positivismo de A. Comte, a grande preocupação da educação é fazer que a formação sujeito tenha contato com toda a herança social, com toda herança cultural que foi produzida ao longo do tempo, esse contato esse conhecimento será por meio da educação, a fonte será o educador.

A educação segundo Auguste Comte deve propõe uma gama de ciências, e o educando deve estudar matemática, biologia, física, biologia, sociologia, a educação precisa formar o ser humano ao culto ao grande ser, ao culto á humanidade.

Algumas instituições são importantes no contexto da educação, como exemplo a propriedade, enquanto aquela que permite não só a satisfação das necessidades básicas do indivíduo, mas a sua sobrevivência no meio social, outra instituição muito importante é a família, pois é nela que se inicia a formação do ser humano, na família se inicia o processo de educação, com a formação moral.

No Positivismo o ensino secundário terá senso de formação educativa, de união entre a formação moral e formação científica.

Na teoria do Fato social de Emile Durkheim, a educação é coerciva, traz posturas para serem assumidas na sociedade, tem exterioridade, já que não cabe ao indivíduo decidir-se quer ser educado conforme o padrão social, pois isto já está definido antes do seu nascimento, visto que as regras leis e normas que lhes são ensinadas já existem.

A educação tem aspecto geral, da generalidade, porque ela é uma das formas essenciais de cada uma das sociedades fazerem com que o sujeito seja socializado, a educação é quem deve socializar o sujeito, ela é exercida pelas gerações adultas, sob as gerações que ainda não se encontram perfeitamente preparadas para a vida social.

Por meio da educação serão transmitidos valores morais, costumes, regras, regras, tradições, toda uma herança cultural. A escola não só instrui, mas também socializa, prepara o indivíduo para a vida em sociedade e o Estado deve apoiar a escola.

No Marxismo de Carl Max, ele diz que existem intelectuais orgânicos, são aqueles que utilizam seus conhecimentos para transformar a sociedade,

fala sobre a necessidade de transformar o senso-comum em bom-senso, ou seja, fazer com que todas as ideias sejam analisadas passe por um senso crítico, sejam criticadas. Sendo assim a educação precisa transformar o sujeito, fazer com que ele por meio do seu senso critica busque as justiça social.

A pedagogia vai emancipar os sujeitos, irá conscientizá-los da desigualdade, da opressão das ideologias que querem manipular a sociedade, da alienação que quer retirar os direitos das pessoas.

É preciso ensinar as crianças desde a mais tenra idade para que elas não se transformem em mero instrumento de trabalho.

Max Weber, para ele para que a educação alcance seus ideais é necessário haja que haja o equilíbrio entre a educação carismática, aquela onde não se valoriza a questão do cientista, com a educação especializada para o mercado de trabalho.

Faz-se necessário um profissional especializado, que ao mesmo tempo seja um sujeito humano e, não aquele ser robotizado.

A escola não pode ser uma simples instituição envolvida somente com documentos, leis, normas, regras, não sabendo lidar os sujeitos que tem em suas salas de aula, seres humanos com sentimentos e idéias diferentes uns dos outros.

Bordel na sua obra A Reprodução, diz que a escola reproduz a desigualdade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com