TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIDERANÇA: ESTRATÉGIA, MÉTODOS E DESENVOLVIMENTO NA GESTÃO ORGANIZACIONAL

Trabalho acadêmico: LIDERANÇA: ESTRATÉGIA, MÉTODOS E DESENVOLVIMENTO NA GESTÃO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.522 Palavras (19 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 19

LIDERANÇA: ESTRATÉGIA, TÉCNICAS E DESENVOLVIMENTO NA GESTÃO ORGANIZACIONAL

RESUMO

O objetivo deste artigo é descrever e analisar o processo de desenvolvimento organizacional, verificando estratégias e técnicas no desenvolvimento da gestão organizacional. O estudo fundamenta-se na perspectiva comportamental enfocando aspectos como a mudança organizacional e as teorias de liderança, integrando os principais aspectos identificados nos modelos propostos por C.Neuhauser, Ray Bender , Kirk L.stronmberg, Reed Nelson, Let Davidson entre outros citados no decorrer do desenvolvimento da fundamentação teórica. Identificamos que os principais problemas estão inseridos no contexto de aceitação do colaborador em relação as mudanças necessárias, as culturas dentro da organização, que influenciam completamente na gestão vigente e conforme os autores Stephen Robins, Peter Drucker, James Hunter, ensinando nos como liderar para obter em breve período e com resultados positivos o desenvolvimento dos colaboradores.

Palavras-chave: estratégias; técnicas; perspectiva comportamental; mudança organizacional; liderança.

ABSTRACT

The purpose of this article is to describe and analyze the process of organizational development, checking strategies and techniques in the development of management organizational. The study is based on the behavioral perspective focusing on things like the change and organizational leadership theories, integrating the main issue identified in the models proposed by C. Neuhauser, Ray Bender, Kirk L Stronmber, Reed Nelson , Let Davidson among others cited in the course of the development of theoretical.We have identified that the main problem is placed in the context of acceptance of the employee regarding the necessary changes the cultures within the company cultures that influence completely in the effective management and according to the authors Stephen Robins, Peter Drucker, James Hunter, teaching as to get in a short time and with positive results the development of the employees.

Key-words: strategies; techniques; behavioral perspective; change and organizational; leadership.

1. INTRODUÇÃO

Os obstáculos das organizações atualmente exigem distinguir o líder do chefe, que é o responsável pela tarefa ou atividade de uma organização e que, para obter resultados, comanda uma equipe de pessoas, tendo o poder de mandar e exigir obediência. Quem toma à frente para buscar a motivação e o empenho das pessoas é o líder. Presente em todas as organizações e departamentos, precisa de múltiplas capacitações para conduzir os funcionários a desenvolver o trabalho em equipe, inovar, tomar a frente de novos projetos, ensinar, mas também aprender, ter conhecimento técnico da área em que atua, potencializar o crescimento dos liderados e da organização, assumir responsabilidades e tomadas de decisões. A figura do chefe que dá ordens e cobra o cumprimento delas, está totalmente fora de foco, a gerencia que age ainda de forma tradicional, centralizando a atividade, delegando o setor operacional, controlando tudo o tempo todo está fora de moda. A demanda de hoje prefere uma liderança que se esforce para entender e acelerar o processo de aprendizagem organizacional, o qual permite e incentiva o pensamento e a ação, a qual gera integração em todos os níveis. Extingue-se o chefe que garante o cumprimento das atividades com meta quantitativas de produção, entra o dirigente de pessoas, capaz retirar dessas pessoas o que elas tem de melhor, para seu próprio benefício, na mesma medida em que desenvolvem seu potencial para a organização (NETO, 2010).

Para os líderes da atualidade, as necessidades vão além das competências de um simples chefe, somando principalmente as habilidades de um bom líder. Liderança é um campo que convoca a pessoa interessada à investigação e a descoberta. O desempenho da liderança e sua linhagem tem sido estudado ao longo da sua história e evolução no tempo. Em 1974, Bernard Bass e Ralph Stogdill identificaram 3.000 estudos relacionados a liderança na primeira edição de ‘Handbook of Leadership’. A busca do objetivo do líder também está contida no ramo da filosofia, Platão foi um dos filósofos que abordou este tema, podemos citar também o filósofo Confúcio que abordou o tema em seu "rei sábio”. Em meio às abordagens sobre liderança, vemos que, a liderança é algo necessário em meio aos ambientes e todos os grupos em que estamos inseridos e trata-se de uma relação entre um indivíduo e o grupo. Portanto, essa relação só vai existir quando o grupo ver no líder, uma autoridade controladora, um meio para satisfazer suas necessidades, e assim segui-lo, para ter como aumentar as chances de alcançar seus ideais.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

As habilidades são características e atitudes essenciais ao líder para conquistar a confiança das pessoas da equipe que coordena.

No seu conjunto, as pesquisas sobre traços, habilidades, motivos e estilos de liderança consolidam o campo teórico sobre liderança, enfatizando sobretudo três aspectos (Bryman, 1996): (1) o processo de influência pelo qual o líder tem um impacto sobre os outros, induzindo-os a se comportarem de uma determinada maneira; (2) este processo de influência é concebido como incorporado ao contexto de um grupo; e (3) o líder influencia o comportamento dos membros de um grupo rumo aos objetivos que o grupo pretende alcançar. Podemos afirmar que ao longo da década de 80 e 90, foi acrescentado a este corpo conceitual, as questões culturais e identificatórias que levaram a liderança a ser definida como "influência nos objetivos e estratégias, influência no comprometimento e consentimento com relação aos comportamentos necessários para alcançar estes objetivos, influência na manutenção e identificação do grupo, e influência na cultura de uma organização", conforme (Yukl, 1989).

Nessas novas abordagens, a liderança é concebida como ação simbólica (Pfeffer, 1981) em que o líder se torna administrador do sentido (Smircich e Morgan, 1982), discernindo para os colaboradores liderados um sentido do que é importante e tornando claro a realidade organizacional.

Para Smircich e Morgan (1982), indivíduos em grupo atribuem influência àqueles membros que estruturam a experiência de maneira significativa. Certas pessoas, como resultado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com