TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

Casos: DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  824 Visualizações

Página 1 de 5

»»»»Desenvolvimento Organizacional««««

“Uma organização é a coordenação de diferentes atividades dos contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente.” (CHIAVENATO, 1997. p.601). Este conceito nada mais é que uma divisão de trabalho que trata-se das diferentes atividades e da coordenação que há dentro da organização. Os autores do Desenvolvimento Organizacional possuem um conceito contrário ao tradicional. Eles evidenciam as diferenças entre o sistema mecânico (tradicional) e o sistema orgânico (abordagem do D.O) onde o orgânico é uma abordagem coletiva com um desenvolvimento social de seus participantes. É através desse sistema que o Desenvolvimento Organizacional foi desenvolvido.

O Desenvolvimento Organizacional é uma mudança planejada cujo objetivo principal é “mudar as pessoas e a natureza a qualidade de suas relações de trabalho” (CHIAVENATO, 1997, p.614). Tendo como ênfase a cultura organizacional, que é tudo aquilo que é criado dentro da organização como: os valores, os hábitos e as crenças que os membros desenvolvem, compartilham e são influenciados pelos mesmos em seu comportamento, no qual além do que essa cultura também influencia na integração da organização com o ambiente em que estão presente.

Características principais do D.O

• Focalização sobre toda a empresa: Envolvimento da organização como um todo para que a mudança ocorra efetivamente. Portanto é necessário que todas as partes participem.

• Orientação sistêmica: Está voltada para a interação das partes da empresa fazendo com que todas elas trabalhem juntas e não isoladamente.

• Orientação Contingencial: Os participantes discutem as várias possibilidades e não se baseiam em uma única maneira de abordar os problemas.

• Agente de mudança: São um ou mais agentes que desempenham o papel de estimular, incentivar e coordenar a mudança dentro de um grupo ou empresa.

• Solução de problemas: O D.O destaca a solução de problemas e não apenas discute, ele utiliza a pesquisa-ação no qual é uma das características que o Desenvolvimento organizacional priora, pesquisa e diagnóstico dos problemas e da ação necessária para a resolução do problema.

• Aprendizagem experiencial: Significa que os participantes acabam aprendendo com a experiência no ambiente de treinamento os diversos tipos de situações com que tenham que enfrentar no trabalho. O D.O contribui bastante para que esses participantes aprendam com a própria experiência absorver as ideias novas que aprenderam e a responder perguntas que as vezes ficam rodeando a cabeça das pessoas.

• Processos de grupo e desenvolvimento de equipes: No D.O a um enorme esforço para desenvolver equipes, melhorar os relacionamentos entre as pessoas, abrir canais de comunicação, criar confiança entre os membros da organização. O D.O é totalmente democrático e antiautoritário. Ele enfatiza os grupos para obter uma resultado melhor para a organização através da cooperatividade e integração entre os participantes.

• Retroação (feedback de dados): Proporciona informações de retorno para que as pessoas tenham dados concretos de suas decisões.

A cultura organizacional deve ter:

Adaptabilidade, ou seja, capacidade de resolver problemas e de agir de maneira flexível.

Senso de Identidade; compreensão e compartilhamento dos objetivos da empresa para todos.

Perspectiva exata do meio ambiente; É a capacidade de investigar, diagnosticar e compreender o meio ambiente de trabalho.

Integração entre os participantes; uma em que a organização possa se relacionar como um todo.

Temos como exemplo a Apple Computer uma empresa que cresceu rapidamente como uma posição de grande destaque no seu ramo de negócios, se esforçou bastante para manter a informalidade e relacionamentos pessoais características de uma empresa pequena no qual se posicionou em marketing como uma empresa pequena alternativa junto aos gigantescos do ramo. Hoje, a Apple Computer é uma das maiores empresas do mundo no ramo de produtos tecnológicos. Portanto, não é satisfatório mudar apenas a estrutura da empresa é preciso mudar a cultura da organização também.

Devido a essas mudanças novas situações surgem e muitas vezes com elas também surgem alguns conflitos, pois muitas vezes os grupos não estão em comum acordo e insatisfeitos com a situação atual. Mas aceitam rapidamente a idéia de mudar, já outros grupos não estão preparados para aceitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com