TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIMITE DEMOGRAFICOS

Projeto de pesquisa: LIMITE DEMOGRAFICOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  3.155 Palavras (13 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 13

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

JI-PARANÁ

Ji-Paraná - Rondônia

2011

JI-PARANÁ

Trabalho apresentado à disciplina inter-disciplina da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Ji-Paraná - Rondônia

2011

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO 4

2 - LIMITE DEMOGRAFICOS 5

2.1 População de Ji-Paraná 5

2.2 Atividades Econômicas 5

2.3 IHD – Índice Desenvolvimento Humano 5

2.4 Climas Predominantes 6

2.5 Solo 6

2.6 Bacias Hidrográficas 6

2.7 Bioma 7

2.8 Aspectos da Vegetação Ciliar e sua Fauna 7

3 – PERIODO DE TRABALHO DO CAMPO 9 4 – RELATORIO SOBRE A COLETA SELETIVA DE LIXO EM JI-PARANÁ 10 5 – CONCLUSÃO 14

6 – REFERÊNCIAS 15

1 - INTRODUÇÃO

No Brasil a maioria da população vive sem maiores cuidados sanitária. Essa situação é provocada pela falta de consciência das autoridades municipais com o problema do Lixo urbano ou pelas dificuldades financeiras que impedem a aquisição de equipamentos necessários e disponíveis no mercado para coleta, compactação, transporte e destinação dos resíduos sólidos.

Desse modo, o objetivo do trabalho é mostrar a atual realidade ambiental em que o município de Ji-Paraná no estado de Rondônia se encontra, bem como levantar informações sobre a coleta e destinação do lixo e seus impactos ambientais, econômicos e sociais em geral.

2 - LIMITES DEMOGRAFICOS

Ji-Paraná está localizado na porção centro-leste do estado, na microrregião de Ji-Paraná e na mesorregião do Leste Rondoniense. Localizam-se a uma latitude 10º53'07" sul e a uma longitude 61º57'06" oeste, estando a uma altitude de 170 metros. Possui uma área de 6.897 Km² representando 2,9% do estado, seu território tem como limite as cidades de: Vale do Anari ao norte, Theobroma ao noroeste, Ouro Preto do Oeste e Vale do Paraíso ao oeste, Teixeirópolis e Urupá ao sudoeste, Presidente Médici ao sul e Ministro Andreazza ao sudeste.

2.1 - População de Ji-Paraná

Ji-Paraná é um município brasileiro do estado de Rondônia, sendo atualmente o segundo mais populoso do estado, superado apenas pela capital Porto Velho. Segundo censo 2010 sua população atual é de 116.587 habitantes, população urbana 104.841 população rural 11.746.

2.2 - Atividades Econômicas

As principais atividades econômicas são as indústrias de pequeno e médio porte, laticínios e a pecuária bovina. A cidade possui um Distrito Industrial em franca expansão com várias empresas já instaladas. Entre essas empresas destacam-se a Gramazon, empresa do grupo EUCATUR, que é uma das maiores empresas de granitos do Brasil, sendo seus produtos de alta qualidade, exportados para os Estados Unidos e Europa.E também possui a empresa SI S.A. do grupo BIPO, a segunda maior empresa do setor de latícinios. Que vende soro de leite ideal fluido para outras empresas desse setor.O Distrito Industrial conta com uma infra-estrutura, que oferece via de acesso asfaltada, ótimo suprimento de energia elétrica..

2.3 - IDH - Índice Desenvolvimento Humano

O índice desenvolvimento humano do município de Ji-Paraná é de 0,753.

2.4 - Climas Predominantes

O clima predominante: Aw - Clima tropical, com inverno seco. Apresenta estação chuvosa no verão, de novembro a abril, e nítida estação seca no inverno, de maio a outubro (julho é o mês mais seco). A temperatura média do mês mais frio é superior a 18ºC. As precipitações são superiores a 750 mm anuais, atingindo 1800 mm

2.5 - Solo

Os tipos de solo, mais representantativos são os Latossolos e Argissolos, com 47% e 24%, respectivamente, da área total da bacia de drenagem, com restante distribuído entre Neossolo Quartzarênicos (14%), Netissolo (13%) e Cambissolos (2%). Esses solos apresentam uma composição media de 57,9% de areia, 32,8% de argila e 9,3% de silte nos primeiros 15 a 20 cm.

2.6 - Bacias Hidrográficas

O município de Ji-Paraná faz parte da bacia hidrográfica como: Os dois principais e maiores rios que compõem sua hidrografia são o Urupá e o Machado, este possui um complexo hidrográfico que abrange uma superfície de aproximadamente 92 500km², atravessando o estado no sentido sudeste-norte, sendo o mais extenso do estado. Embora tenha 50 cachoeiras ao longo de seu percurso, em alguns trechos o rio apresenta-se navegável, atendendo ao escoamento dos produtos oriundos do extrativismo vegetal na região. Também existem diversos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com