TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LINGUA INGLESA CONCURSO BANRISUL

Exames: LINGUA INGLESA CONCURSO BANRISUL. Pesquise 784.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Tecnologia da Informação em Meios de Hospedagem

Questão1:

Explique o que é um sistema de informações. A partir daí, com base na classificação apresentada no seu livro, pesquise na Internet e cite exemplos para a área do turismo de sistemas de informação dos seguintes tipos: (4,0 pontos)

Um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em organizações. Um sistema de informação possui vários elementos inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback. Correspondendo assim em uma “solução organizacional e administrativa baseada na Tecnologia da informação para enfrentar um desafio proposto pelo ambiente”.

Sistema de automação de escritórios (SAE):

Pacotes de aplicativos (suítes): composto por processador de textos, planilha de cálculos, gerenciador de apresentação e bancos de dados. Ex: Office, StarOffice, Corel Suíte;

Programas de editoração eletrônica, para criar cartazes, diagramação em geral: Exemplos: Publisher, PageMaker.

Sistema de informações gerenciais (SIG):

São as atividades em nível gerencial e estão relacionadas à monitoração e ao controle das atividades rotineiras, fornecendo de modo geral relatórios para dar suporte as atividades rotineiras e apoiar a tomada de decisão, O objetivo de um SIG é fornecer informações para a tomada de decisões, ou seja, são sistemas que fornecem relatórios.

. Ex: relatórios de venda de diferentes pacotes turísticos; relatórios de demonstrativos de demandas em determinadas épocas do ano.

Sistema de processamento de transação (SPT):

São sistemas que servem o nível operacional da organização, monitorando as atividades diárias ou normais de uma empresa como controle de estoque, folha de pagamento, atendimento a clientes, fluxo de materiais, entre outros. O principal objetivo dos SPT é responder a questões rotineiras e acompanhar o fluxo de transações através da organização. Ex: Sistema de reserva de hotel, Informações de clientes, Folha de pagamento, Cadastro de empregados, Processamento de pedidos, Faturamento, Controle de estoques, Contas a pagar – receber, Compras, Controle de pontos de funcionários, Expedição de material.

Planejamento de recursos empresariais (ERP):

São sistemas de gerência que integram todos os aspectos do negócio, incluindo planejamento, manufatura, vendas e finanças, melhorando a coordenação através do compartilhamento de informações entre eles. Não se concentra no planejamento e nem em recursos. Os sistemas de ERP são a administração da informação, ou uma ferramenta de tecnologia de informação para integrar os processos empresariais e as atividades dos vários departamentos e/ou empresas da cadeia produtiva, exigem que as empresas se reorganizem, reflitam toda sua realidade operacional. Ex: SAP, BAAN, ORACLE, Peoplesoft.

Gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM ou Customer Relationship Management):

Disciplina associada aos negócios e à tecnologia que usa sistemas de informação para coordenar todos os processos de negócio associados com a atividade da organização, que lida com o serviço, com a venda, com o marketing e suporte do cliente. Os sistemas de CRM estão a transformar-se no ponto de contacto único com o cliente, no interface típico entre a atividade da organização e a atividade dos seus clientes. Ex: vendas de pacotes personalizados, tomadas de decisão em função do cliente, categorização do tipo de cliente e/ou sua necessidade nos sites da Web.

Questão 2:

Com base no que você estudou, elabore um texto dissertativo, com no mínimo 10 linhas, apontando quais são as novas fontes de riqueza da chamada “era do conhecimento” e explique qual o posicionamento que as empresas deverão ter para sobreviverem neste paradigma. (3,0 pontos)

No Brasil a desintermedição de produtos e serviços turísticos no mercado do turismo esta obrigando empresários do setor e se ajustar, reestruturar e inovar frente à nova realidade do mercado.

Devido à globalização dos mercados do turismo as empresas deveram gerar conhecimento e processar informações com diferenciada eficiência e rapidez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com