TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LINGUAGEM CORPORAL

Exames: LINGUAGEM CORPORAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  3.682 Palavras (15 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 15

Aluna: JOSIANE

“Linguagem Corporal no Trabalho”, Judi James, publicado pela editora BestSeller, com tradução de Eduardo Rieche, em 2008.

INTRODUÇÃO: O QUE É A LINGUAGEM CORPORAL?

Na leitura feita pude perceber que a Linguagem Corporal, determina como podemos nos comunicar e trabalhar com os outros. E o autor começou a se interessar pela Linguagem Corporal a partir do momento que começou a treinar pessoas para entrevistas de emprego.

A linguagem corporal vem sendo estudada por muito tempo e, de acordo com a opinião de profissionais, detecta diferentes sentimentos e expressões que não se comunicam com palavras, mas sim com o comportamento físico.

Quando você conversa com uma pessoa, você deve saber que você não está falando só com a boca dela, mas também com o seu corpo.

Todos somos especialistas em Linguagem corporal. As pessoas disfarçam todo o tempo, não conseguem agir com franqueza durante todo o tempo. Se nós procurarmos uma interpretação mais segura das pessoas com as quais trabalhamos ou estabelecemos negócios, então temos que procurar sinais.

A primeira impressão que as pessoas causam é a que fica.

Os elementos da aparência da pessoa que estimula esses primeiros sentimentos são: o contato visual e o olhar, a expressão facial, os gestos, a postura, o tom de voz, o comportamento espacial, o contato físico, a aparência e o modo de se vestir. São componentes da Linguagem corporal individual.

PARTE 1- COMO SER O SEU PRÓPRIO RELAÇÕES - PÚBLICAS: APERFEIÇOANDO SUA LINGUAGEM CORPORAL

É importante avaliar a sua própria imagem e se preocupar com ela. Também nos ajuda a modificar os nossos sinais não verbais e tornar mais eficaz a nossa habilidade para interpretar e entender o outro.

Mas ao mesmo tempo hoje em dia as transações e relação no ambiente do trabalho trazem muitas técnicas e dicas que podem muito bem serem utilizadas para melhorar o nosso relacionamento com nossos parceiros, colaboradores, clientes e, certamente contribui para nossa apresentação profissional em todos os ambientes sociais.

O autor considera que gostamos ou não a mercadoria mais valiosa no sucesso comercial de uma empresa somos nós mesmos e temos que nos vender a si mesmo. E para isso precisamos nos concentrar no que devemos fazer e não no que não fazer. E toda mudança é dolorosa no início e não queremos sair da nossa zona de conforto. Na prática o que teremos no começo é uma inabilidade física, mas nada doloroso ou traumatizante.

Um longo caminho a frente temos quando começamos a nos observar nas atitudes e gestos,expressões positivas. Não parecemos mais tão idiotas em relação a eles.

Temos que nos olhar enquanto produto: quais são nossas fraquezas e forças. Começando a nos avaliar. Temos que nos observar até nas nossas posturas, ombros, pés, braços e mãos.

Temos que ter muito carisma, mesmo que não possuímos nunca é tarde para começar a tê-los. O autor cita algumas etapas para aperfeiçoar e se tornar mais carismático: mudar o modo de caminhar, não carregar muitas coisas, revelar sua expressão facial, exercício, parar de se lamentar, ter uma escuta aeróbica, ter confiança, integração e auto afinidade.

Também acumulamos tensões no trabalho por causa do estresse e por todas essas tensões do dia a dia do trabalho.

Nós apresentamos alguns momentos, gestos e expressões na linguagem corporal que evidenciam a linguagem corporal do estresse. Melhorar a linguagem corporal é tomar atitudes de calma. Depois de se acalmar temos que construir nosso perfil.

A partir da construção desse perfil podemos perceber que existem modos de se vestir que nos revela as vezes para impressionar as pessoas. A imagem que queremos projetar para os outros, portanto devemos pensar antes de fazer qualquer mudança na nossa imagem. O que influencia também é a moda na nossa imagem.

Nosso comportamento sempre varia. Temos que ter controle sobre o que fazemos.

Nós somos muito emotivos e tem momentos na nossa vida que temos que ter controle emocional.

De acordo com a evolução percebemos que há uma diferença entre os animais e nós seres humanos. Existem os limites sociais de acordo com a nossa convivência.

Quando convivemos por um período de tempo em um espaço dependendo do tempo consideramos já nosso por causa da ambientação.

Nós temos na nossa vida amigos que passam e outros que ficam para sempre.

Quando olhamos com um olhar mais apurado para a linguagem corporal percebemos que as habilidades naturais também podem ser apreendidas e algumas causam mais impacto que as outras.

E as divisões dos 6 grupos:

• Sinalização de longo alcance

• Linguagem dos membros micro movimentos

• Comportamento facial e espacial

• Contato físico

Esse processo de aprendizagem pode ser mais importante a partir do momento que sabemos que essas habilidades se desenvolvem em todos nós, sem exceção, sempre que tivermos que tomar uma atitude diária sobre como utilizá-los.

As estratégias de como corrigimos a linguagem corporal são algumas dicas que, por exemplo, o vestuário de determinado jogador poderá revelar muito sobre ele. Será o jogador aventureiro e extrovertido ou então reservado e silencioso? Estas características poderão ser indicativas do tipo de jogador que enfrentam.

Quando imitamos alguém em expressões e gestos estamos fazendo plágios. Existem algumas melhoras básicas para fazer o diagrama de sua postura corporal, vamos começar do básico, principalmente fazer alguns exercícios para ficar em posição de relaxamento. Depois criar um mantra para recarregar as energias.E exercícios para revitalizar a postura, o andar, o nível do olhar, gestos, toques reconfortantes e gestos reconfortantes. Tocar o cabelo, orelhas, rosto, pescoço, friccionar os ombros, abraçar o corpo, torcer as mãos, mexer nas jóias e bijuterias, morder o cabelo ou as unhas, mexer nos bolsos ou carregar documentos pendurados no peito.

Essas mensagens são emitidas através de ações, gestos, expressões faciais e posturas, que podem ser interpretadas de forma diferente, conforme a influência da cultura de cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com