TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LINHAS E TIPOS ESTRUTURADOS

Seminário: LINHAS E TIPOS ESTRUTURADOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Seminário  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 3

4. STRINGS E TIPOS ESTRUTURADOS

Na linguagem C uma string é um vetor de caracteres. Porém, obrigatoriamente um dos caracteres do vetor deve ser o caractere nulo, ou seja, o '\0'. O caractere nulo sucede o último caractere válido da string em questão. Para declarar uma string, podemos usar o seguinte formato geral:

char nome_da_string [tamanho];

A biblioteca padrão string da linguagem C contém várias funções de manipulação de string. Para usar essas funções, o seu programa deve incluir o arquivo-interface "string.h". As cadeias de caracteres da linguagem C podem formatar um novo tipo de dados, porém criar tipos de dados mais sofisticados não é possível nesta linguagem, as strings em C++ são objetos da classe string, o que isso traz de novo para o tratamento de textos em programas? A primeira coisa a notar quando criamos strings em C++ é a maneira de criá-las, a classe disponibiliza uma série de construtores. Isto torna possível, basicamente, criar string de seis maneiras diferentes:

Podemos definir um objeto string vazio, para futuramente usarmos de acordo com a necessidade;

Podemos criar um objeto string com uma cópia de outro;

Podemos criar um objeto string com uma cópia de uma porção de outra string;

Podemos criar um objeto string com uma cópia de uma parte de uma "char string";

Podemos criar um objeto string com uma cópia de uma "char string";

Podemos criar um objeto string preenchida com uma quantidade definida de um determinado caractere;

A estrutura de dados array é usada para conter dados do mesmo tipo junto. Dados de tipos diferentes também podem ser agregados em tipos chamados de estruturas ou registros (tipo struct em linguagem C). Primeiro, o tipo estrutura é declarado (precisamos especificar que tipos de variáveis serão combinados na estrutura), e então variáveis deste novo tipo podem ser definidas (de maneira similar que usamos para definir variáveis do tipo int ou char). Uma declaração de estrutura declara um tipo struct. Cada tipo struct recebe um nome (ou tag). Refere-se àquele tipo pelo nome precedido pela palavra struct. Cada unidade de dados na estrutura é chamada membro e possui um nome de membro. Os membros de uma estrutura podem ser de qualquer tipo. Declarações de estrutura não são definições. Não é alocada memória, simplesmente é introduzida um novo tipo de estrutura. Geralmente declarações de estruturas são globais. Elas são colocadas próximas ao topo do arquivo com o código fonte do programa, assim elas são visíveis por todas as funções (embora isto dependa de como a estrutura está sendo usada).A forma padrão de declaração de uma estrutura é:

struct nome-estrutura {

declaração dos membros

} definição de variáveis (optional);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com