TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laboratorio De Gestao

Trabalho Escolar: Laboratorio De Gestao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  1.479 Palavras (6 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

LABORATÓRIO DE GESTÃO CONTÁBIL

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS TURMA- 6

PROFESSOR: HUGO SANTANA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

LABORATÓRIO DE GESTÃO CONTÁBIL

Neste presente trabalho demonstraremos os princípios para a abertura ou uma criação de uma empresa mostrará as principais providencias devida, passo a passo e seus custos. Os procedimentos que verão foi feita nas cidades de Dois Irmãos do Buriti, MS.

Também faremos das formas de tributação existente no Brasil, como Lucro Real, Lucro Presumido e o Simples Nacional e os tributos que são; PIS, CONFINS, IRPJ e CSLL.

“A contabilidade cientìficamente ensinada tem um valor altamente pedagógico, porque desenvolve não só o poder de raciocinar e de analisar os fenômenos patrimoniais, mas também a imaginação criadora necessária para a concepção de planos logismológicos e a capacidade para dirigir os organismos econômicos em geral.” Jaime Lopes Amorim.

Inicialmente, devemos seguir alguns passos básicos e elaborar um plano de negócios, que é importante para prever e desenvolver pesquisas de mercado, identificar o público alvo, a região de atuação, realizar uma avaliação econômica de viabilidade, taxa de retorno, entre outras ferramentas de planejamento para antever e controlar o desenvolvimento dos negócios. Para tornar-se empreendedor o primeiro passo é sempre o mais complicado, pois é necessário planejamento, dedicação e análise. E necessário fazer as inscrições para evitar problemas futuros, o empreendedor primeiro de tudo deve ir a Prefeitura Municipal para solicitar uma consulta prévia do local onde serão desenvolvidas as atividades para saber se no local pretendido é permitido aquele tipo de atividade.

Estabelecer critérios antes da abertura de uma empresa, pesquisar o local, tipo de atividade, qual regime de tributação menos oneroso, e materiais a serem utilizados são fundamentais para quem pretende iniciar um novo negócio. Causa menos aborrecimento e evita gastos desnecessários caso seja necessário alguma alteração por conta de um descuido, como por exemplo, alugar um barracão e somente depois descobrir que no local alugado não se encaixa na lei de zoneamento do município para a atividade que escolheu desenvolver.

É muito importante saber qual será o mercado de atuação da sua empresa, conhecer se há tendência para crescimento futuro, por isso as vesses é necessário pesquisar ou até mesmo investir em pesquisas no caso de grandes empresas. Com isso se terá mais confiança e a certeza de que a empresa terá grandes chances de sobreviver no mercado. Antes de colocar a empresa para funcionar, é sempre bom fazer toda a regularização da empresa junto à contabilidade, sempre lembrando que esse é um processo um pouco burocrático e que necessita de tempo, então comece correr atrás antes de pensar na inauguração.

Com o resultado das pesquisas em mãos, é hora de dar início ao registro da empresa. Primeiro é necessário registrar a empresa na junta comercial, para isso deve-se ter em mãos o contrato social da empresa e os documentos pessoais de cada sócio. No início de uma empresa o contrato social é importantíssimo, nele deve conter claramente alguns itens como: Interesse das partes, Objetivo da empresa.

Para ser válido, o contrato deve apresentar a chancela de um advogado, e não somente de um contador, exceto para empresas que possuam no contrato cláusula de micro empresa, baseado no estatuto de micro empresa.

1° passo:

O empreendedor que vai abrir seu negocio, inicialmente deve ir a Prefeitura Municipal para solicitar uma consulta prévia do local, para saber se alguma objeção no local desejado.

2° passo:

O contador juntamente com as informações entregues pelo empresário irá elaborar o Contrato Social (É um documento que estabelece normas de relacionamento entre sócios e a sociedade e entre a sociedade e terceiros além de determinar direitos e obrigações dos sócios).

Cláusulas necessárias em um contrato social: tipo societário; qualificação completa dos sócios; endereço completo da empresa; nome empresarial (firma ou denominação social); objeto social (indicação da atividade da empresa); capital social (é a quantia necessária, representada por bens ou dinheiro, necessária para que a empresa possa iniciar suas atividades); a quota de cada sócio no capital social; responsabilidade limitada dos sócios; forma de convocação das reuniões ou assembleias; nomeação do administrador e seus poderes (no próprio contrato social ou em documento separado); a participação de cada sócio nos lucros e nas perdas; exclusão ou falecimento de sócio; regulamentar a sessão de cotas sociais; foro de eleição (indicação do juízo em que deverá ser resolvida qualquer controvérsia referente ao contrato social); prazo de duração da empresa), ou Requerimento de Empresário no caso de empresa individual, com posse dessas informações e com as cópias dos documentos pessoais do empresário, será feita a solicitação do registro na Junta Comercial e outro registro na Receita Federal para emissão do CNPJ, tanto para Empresa individual quanto para Sociedade. Na Junta Comercial será cobrada Taxa + DARF.

3° passo:

O contador munido dessa documentação dará entrada na Prefeitura Municipal, para solicitar o Alvará de Localização e Funcionamento, será cobrada uma Taxa. Neste passo é onde serão solicitadas as licenças e registros específicos de acordo com a atividade.

4° passo:

Para empresas que irão Comercializar ou Fabricar mercadorias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com