TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laicidade Do Estado

Ensaios: Laicidade Do Estado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

diversos estudos realizados, destacando suas vantagens e desvantagens. Paralelamente, procurou- se levantar os temas abordados nas variadas áreas da Psicologia, através do recurso fotográfico. Por fim, enfatizou-se a descrição do método autofotográfico, no qual são destacadas especificidades e possíveis contribuições obtidas pela sua utilização. (NEIVA- SILVA; KOLLER, 2002, grifo nosso).

Os métodos de procedimento não se excluem mutuamente. Isto significa dizer que em uma pesquisa pode-se ter ou utilizar mais de um método ao mesmo tempo.

Seção 4

Técnicas de pesquisa

Na definição de método, você percebeu a comparação que foi feita entre o pesquisador e o alpinista. Por analogia (raciocínio por comparação), enquanto o alpinista estuda as estratégias para escalar a montanha, o pesquisador estuda as estratégias para estudar o problema de pesquisa. Para estabelecer os caminhos da investigação, o pesquisador precisa determinar as técnicas de pesquisa. E o que são técnicas? Qual a sua relação com o método?

Para Galliano (1986, p. 6), “método é um conjunto de etapas, ordenadamente dispostas, a serem vencidas na investigação da verdade, no estudo de uma ciência ou para alcançar determinado fim”.

A técnica, diferentemente do método, tem uma preocupação instrumental, pois está diretamente relacionada à fase da recolha de dados e informações no processo de pesquisa. Galliano (1986, p. 6) afirma que a “técnica é o modo de fazer de forma mais hábil, mais segura, mais perfeita algum tipo de atividade, arte ou ofício”.

Portanto, a técnica faz parte do método. Como você leu nesta unidade, o método diz respeito ao conjunto das etapas, dos procedimentos, das regras e das técnicas que se adotam na pesquisa. A técnica, especificamente, diz respeito ao modo de fazer de cada etapa ou procedimento. Por exemplo, numa pesquisa com documentos (pesquisa documental), jamais você poderia adotar a técnica do questionário ou da entrevista.

Página 97

Provavelmente teria que construir um instrumento para colher os dados, até porque, guardá-los na memória seria impossível. O pesquisador, nesse caso, deveria construir um instrumento que lhe permitisse catalogar os documentos. Por outro lado, se você realizar uma pesquisa com pessoas, deverá decidir qual a melhor técnica para colher os dados: a entrevista, o questionário ou o formulário.

4.1 Quais as técnicas de pesquisa existentes?

Das muitas técnicas de pesquisa existentes, foram selecionadas apenas as técnicas da entrevista, do questionário e do formulário, por serem consideradas as mais frequentemente utilizadas quando envolvem pessoas.

...

Baixar como  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »