TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laranja

Tese: Laranja. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Tese  •  3.555 Palavras (15 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 15

Laranja

Fruta com elevado teor de água, pouco calórica e rica em vitamina C.

Laranja, fruta originária da Ásia, especialmente da China e do arquipélago malaio, é o nome genérico dado a várias frutas que pertencem ao grupo dos citrus (dentro deste grupo estão também o limão, a lima, a cidra, o grapefruit, etc.). Quase todas as variedades de laranja têm forma arredondada, casca fibrosa e polpa suculenta. Entre as várias espécies de laranja, as híbridas (produto da mistura de duas ou mais espécies diferentes) são as de maior tamanho, têm melhor sabor e maior quantidade de suco.

Informação nutricional

A laranja é uma fruta com elevado teor de água e um baixo teor calórico. Além de ser rica em vitamina C, também constitui uma excelente fonte de ácido fólico, potássio e magnésio. A sua cor característica deve-se às quantidades apreciáveis de Betacaroteno.

A laranja é também uma boa fonte de ácido cítrico, o que potencia a ação da vitamina C. A quantidade de fibra é apreciável, e esta se encontra, sobretudo entre a casca e polpa (a “parte branca” da laranja, que é muitas vezes removida).

Vantagens e desvantagens

O seu elevado teor em vitamina C, flavonóides e Betacaroteno, fazem da laranja uma fruta especialmente interessante para a saúde cardiovascular, devido ao efeito antioxidante destes nutrientes. Estes nutrientes com propriedades antioxidantes são também uma forma de prevenção contra outras doenças degenerativas como cancro.

O consumo de laranjas com alimentos ricos em ferro aumenta a absorção do ferro pelo organismo, propriedade muito interessante, sobretudo em indivíduos que sofrem de anemias.

A fibra solúvel que existe na laranja pode facilitar o trânsito intestinal, diminuir a absorção dos níveis de colesterol e diminui os picos glicêmicos (reduzir os picos de açúcar no sangue).

Como comprar e conservar

A melhor época para comprar laranjas vai desde meados do Outono, até à Primavera. Em geral, a laranja é tanto mais rugosa, quanto mais pesada for.

As laranjas que serão consumidas em curto prazo podem ser deixadas à temperatura ambiente, no entanto, se pretende conservá-las durante mais de uma semana, deve colocá-las no frigorífico.

Quando armazenadas, aconselha-se que estejam ligeiramente afastadas entre si.

Dicas

A vitamina C, o nutriente mais importante da laranja, se oxida e se perde com muita facilidade. Por isso, devem-se tomar alguns cuidados para evitar que isso aconteça:

- Evite consumir laranjas muito maduras. Elas devem estar no ponto certo de maturação.

- A vitamina C começa a desaparecer quando a polpa entra em contato com o ar. Portanto, só descasque a laranja na hora em que for consumi-la. Da mesma maneira, não guarde o suco de laranja, mesmo que seja na geladeira. Se a fruta fizer parte da merenda das crianças, retire a casca, mas deixe a parte branca (que funciona como uma proteção).

- Para cortar a laranja, use somente faca de aço inoxidável. Outros metais oxidam a vitamina C.

- Suco da laranja deve ser servido fresco e gelado. Aquecido, ele perde a vitamina C. Por isso, as receitas à base de laranja não podem ser consideradas fontes dessa vitamina.

- Quanto mais ácida for a laranja, maior é o seu conteúdo de vitamina C.

Fonte:

http://www.nestle.pt/BemEstar/Presentation/Nutricao/Alimentos.aspx?id=188

http://www.todafruta.com.br/

Nome popular: laranja-doce; laranja-de-umbigo; laranja-pêra; laranja-baia; laranja-valência; laranja-natal

Nome científico: Citrus aurantium L.

Família botânica: Rutaceae

Origem: Ásia.

Características da planta

Arvore de porte médio, podendo atingir até 8 m de altura, tronco com casca castanho-acinzentada, copa densa de formato arredondado. Folhas de textura firme e bordos arredondados, exala um aroma característico quando maceradas. Flores pequenas, de coloração branca, aromáticas e atrativas para abelhas.

Fruto

De formato e coloração variável de acordo com a variedade. Frequentemente com casca de coloração alaranjada, envolvendo uma polpa aquosa de coloração que pode variar de amarelo-clara a vermelha. Sementes arredondadas e achatadas, de coloração verde esbranquiçada. Frutificação ao longo do ano, concentrando-se de abril a setembro.

Cultivo

O plantio deve ser realizado no início da estação chuvosa. Prefere climas com temperatura entre 23 e 32° C. A resistência ao frio varia de acordo com a variedade. Não exigente quanto à composição do solo preferindo os profundos. Propaga-se por sementes e enxertia.

As laranjas, diz a lenda grega antiga, eram os verdadeiros pomos de ouro tão bem guardados pelo dragão de 100 cabeças no Jardim das Hespérides. Para obtê-los, no cumprimento de seu décimo primeiro trabalho, Hércules lutou incansavelmente. Essa lenda é, no mínimo uma comprovação da antiguidade dessa fruta - a laranja - na vida e na cultura dos homens. Como se não bastasse, segundo Pio Corrêa, o cultivo da laranjeira e o uso da laranja remontam a um período de mais de 2 mil anos antes de Cristo, conforme demonstram escritos encontrados na China.

Supõe-se que a laranja, assim como as demais frutas do gênero Citrus, seja originária do continente asiático, onde o homem aprendeu a cultivá-la e de onde partiu para conquistar o mundo.

Apesar de toda essa antiguidade e do conhecimento que os gregos tinham de sua existência, a introdução das laranjas, das limas, das cidras, dos limões, dos pomelos e das toranjas na Europa foi bastante tardia, não havendo relatos sobre este fato anteriores ao século XV. Alguns autores, no entanto, afirmam que os árabes já haviam introduzido algumas espécies de frutos cítricos nas penínsulas Ibérica e Itálica bem antes disso.

Parece que todas as muitas espécies e variedades de frutas do gênero Citrus existentes no mundo - apenas entre as laranjas, são cerca de 2 mil diferentes varieda- des, das quais menos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com