TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

L&construção Incompleto

Casos: L&construção Incompleto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A construção civil vem crescendo de forma acelerada no Brasil, mas além dos benefícios econômicos ela também gera impactos ambientais negativos.

Neste trabalho irei tratar destes impactos ambientais que as empresas geram e como minimiza-los, tratando do caso da empresa L&Construção, uma empresa do ramo da construção civil que deseja adotar práticas sustentáveis para valorizar sua marca, aumentar os lucros e manter sua competitividade no mercado.

Para concluir esta tarefa e apresentar este plano de sustentabilidade, primeiramente deve-se fazer um diagnóstico dos impactos que as empresas do ramo geram para a o meio ambiente, propostas de ações para a sustentabilidade econômica, a sustentabilidade ambiental e social para a L&Construção chegar a seu objetivo.

Diagnóstico dos impactos ambientais gerados pela construção civil

O Conselho Internacional da Construção – CIB aponta a indústria da construção como um dos setores de atividades humanas que mais cresceu nos últimos anos e o que mais prejudicou o meio ambiente, consumindo muitos recursos naturais e utilizando energia de forma intensiva, gerando consideráveis impactos ambientais, desde a fabricação do cimento que produz Co2 e o transporte de materiais até a formação de um lago por uma barragem ou alteração de uma área por terraplanagem.

Há também impactos associados à geração de resíduos sólidos, líquidos, e gasosos. Algumas obras podem causar impactos que influenciam o ecossistema podendo alterá-lo drasticamente ou até provocar sua extinção, por meio de inundação de grandes áreas, corte de vegetações, impermeabilização do solo e a sua fase de construção que acaba gerando ruídos, resíduos, etc.

Para diminuir esses impactos ao meio ambiente e se tornar uma empresa totalmente sustentável a L&Construção deve se basear em três dimensões do desenvolvimento sustentável: a sustentabilidade econômica, a ambiental e a social que tem por objetivos não só a minimização os impactos ambientais provocados pela construção, mas também o aumento dos lucros, a diminuição dos custos da empresa e está ligada ao papel que a empresa tem na sociedade.

Serão apresentadas a seguir algumas propostas de ações para que a empresa L&Construção alcance seus objetivos.

Propostas de ações para a sustentabilidade econômica

A sustentabilidade econômica de uma empresa está diretamente ligada ao relacionamento das organizações com seus clientes e a sua capacidade de criar novos mecanismos de controle, prevenção, propiciar aumento de lucros, e desenvolver novos produtos baseados em princípios sustentáveis. Para isso a empresa L&Construção deve investir em algumas ações, sendo estas descritas no quadro a seguir:

Redução de Custos e Aumento dos lucros

Objetivo Ação Resultados esperados

Reduzir custos nos processos de construção Aproveitamento e consumo de fontes alternativas de energia, como a solar. Diminuição do custo com a utilização de energia elétrica usando maneiras menos poluentes.

Reutilização e redução de desperdício de materiais para a construção civil; Diminuição de custos com a compra de novos materiais.

Aumentar os lucros Ser economicamente viável para seus clientes Maior demanda e aumento de lucros

Desenvolvimento de novos produtos, deixando um pouco as construções; Novos negócios e parcerias. Bem como aumento nos lucros.

Reciclagem de material como forma de novas oportunidades empresariais. Ampliar os negócios, não ser somente uma empresa de construção, mas também uma empresa de reciclagem de resíduos.

Interação com o Governo e com a Sociedade

Objetivo Ação Resultados esperados

Interagir Empresa e Governo

As ações citadas acima irão

Propostas de ações para a sustentabilidade ambiental da empresa

A dimensão ambiental, por sua vez, está associada aos possíveis impactos que a empresa possa causar ao meio ambiente, como resíduos e poluições provocadas pela atividade empresarial e seus danos à saúde humana.

Redução de Impactos

Objetivo Ação Resultados esperados

Redução de entulho jogado na natureza Aumento na durabilidade das construções, bem como na possibilidade de reforma e reuso após o término de sua vida útil. Redução dos dejetos e preservação do meio ambiente.

Reaproveitamento de madeiras e materiais de demolição Redução do volume de entulho; possibilidade para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com