TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Os Sentidos Dos Textos

Dissertações: Leitura E Os Sentidos Dos Textos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  3.139 Palavras (13 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 13

Leitura e os sentidos do texto

A leitura se inicia muito cedo em nossas vidas, em casa quando lemos um livro para nossas crianças e na formação escolar. A leitura é uma atividade básica para a formação cultural de uma pessoa, com ela aprendemos como questionar e debater um texto na procura de respostas, e a aprimorar nossos conhecimentos.

Concepção de leitura é a diversidade do tipo de leitura, é a ideia ou maneira de interpretação do leitor, podendo conter também seus conhecimentos e experiências, é como uma atividade de produção de sentidos.

As estratégias de compreensão e interpretação de cada um representa também meios de fornecer autonomia e conhecimento para o leitor, mesmo com a dificuldade por parte de alguns, é certa a capacidade de transformação nela contida.

As estratégias textuais tem como objetivo facilitar a compreensão, introduzir esclarecimentos, aumentar a força retórica do texto, modalizar aquilo que é dito. As estratégias textuais colocam à disposição do locutor uma gama de atividades, tendo em vista a produção de sentido.

Em grande parte das estratégias de leitura está presente o gênero textual, que equivale a qualquer tipo de leitura, como por exemplo: O retorno do Patinho Feio, de Marcelo Coelho. Nessa estratégia de leitura o autor do texto começa com antecipações e hipóteses elaboradas com bases em nossos conhecimentos.

O gênero textual se trata de qualquer tipo de texto seja ele um conto, fábulas, resenha, relatório científico, instrução de alguma montagem de móveis, receitas e assim por diante.

Um texto pode despertar vários tipos de sentimentos ao seu leitor, como por exemplo: emoções, tristeza, felicidade. Um texto pode produzir vários tipos de sentidos, de acordo com cada processo de leitura.

Se considerarmos a materialidade linguística de um texto, elemento em que se forma o estabelecimento da integração também é preciso pensar e levar em conta os conhecimentos do leitor.

Leitura e a produção de sentidos através da concepção de leitura com base na coesão entre autor-texto-leitor encontramos elementos com estratégias de leitura, somando-se os objetivos que nos darão os resultados e a produção de um texto cheios de sentidos.

Gêneros textuais:

Os gêneros textuais são categorias, padõres, modelos de texto que digamos, “tem vida própria”, isto é, circulam de fato na vida social. São realizações linguísticas concretas definidas por propriedades sociocomunicativas, ou seja, dentro de um contexto cultural e com função comunicativa.

Abrangem um conjunto praticamente ilimitado de características determinadas pelo estilo do autor, conteúdo, composição e função.

Exemplos de Gêneros textuais:

Cartas Argumentativas; Cartas pessoais; Entrevistas; Reportagens; Anuncio de classificados; Biografias; Blog; Email; Cartaz; Resumo; Contos; Fabulas; Etc;

Tipos de Gênero textual:

Bula de remédio: é um gênero textual descritivo, dissertativo expositivo e injuntivo que tem por obrigação fornecer as informações necessárias para o correto uso do medicamento.

CETOPROFENO

Composição do Cetoprofeno

cada cápsula contém: cetoprofeno 50 mg;excipientes: lactose, amido de milho, glicolato amido de sódio, dióxido de silício, talco e estearato de magnésio.

Posologia e Administração do Cetoprofeno

adultos: via: oral 1 cápsulas 2 vezes ao dia ou 1 cápsula 3 vezes ao dia às refeições. A critério médico, as posologias poderão ser aumentadas até 300 mg (dose máxima diária). Superdosagem: em caso de superdosagem deve-se proceder à lavagem gástrica ou administração de um emético e tratar sintomaticamente. Hidratação, monitorização da excreção urinária e correção da acidose pode ser necessária.

Precauções do Cetoprofeno

O Cetoprofeno deve ser utilizado com cautela em pacientes com antecedentes de úlcera gastroduodenal. Caso ocorra sangramento gastrintestinal, o tratamento deve ser interrompido. Deve ser utilizado com precaução em pacientes com insuficiência renal grave, visto que a eliminação do medicamento se efetiva principalmente pela urina. Existe a possibilidade de ocorrer vertigem ou tontura com o uso do Cetoprofeno, portanto, pacientes que operam máquinas ou dirigem veículos devem ser alertados sobre esta possibilidade. Idosos (acima de 65 anos) só devem fazer uso do medicamento sob orientação médica. - Interações medicamentosas: anticoagulantes orais e heparina: o uso concomitante é desaconselhável, pois o Cetoprofeno pode aumentar os efeitos dos anticoagulantes pelo aumento do risco hemorrágico por inibição da função plaquetária e irritação da mucosa digestiva. Quando a associação com inibidores da vitamina K for necessária, deve-se acompanhar os valores do tempo de protrombina, em razão de eventual risco de potenciação. Sulfamidas: têm os seus efeitos hipoglicemiantes aumentados. Metotrexato: o Cetoprofeno aumenta o risco de toxicidade hemorrágica. Sais de lítio: o uso concomitante é um fator de elevação da litemia, eventualmente até níveis tóxicos. O Cetoprofeno pode diminuir a atividade dos diuréticos. O Cetoprofeno pode aumentar um efeito aditivo com a ticlopidina (aumento da atividade antiagregante plaquetária). O uso concomitante com outros agentes antiinflamatórios não esteróides pode aumentar o risco ulcerogênico e hemorrágico.

Reações Adversas do Cetoprofeno

gastrintestinais: desconforto gastrintestinal, dor gástrica, náusea, vômito, constipação, diarréia, úlcera gastroduodenal, hemorragia digestiva e perfurações intestinais. Hipersensibilidade: erupções, rash cutâneo, prurido, possibilidade de aparecimento de crise asmática, diminuição moderada na contagem de glóbulos vermelhos e raramente leucopenia. Outras reações: excepcionalmente pode ocorrer zumbido nos ouvidos, perda da audição, visão borrada e alteração no paladar. Alguns casos de valores anormais das transaminases, uréia, desidrogenase lática e fosfatase alcalina foram relatados.

Contra-Indicações do Cetoprofeno

pacientes com história de hipersensibilidade ao Cetoprofeno e em pacientes que desenvolvem crises de rinite, asma ou urticária pela administração da aspirina ou outros antiinflamatórios inibidores da prostaglandina. Insuficiência hepática ou renal severa. Úlcera gastroduodenal ativa. Durante o primeiro trimestre e último trimestre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com