TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produçao De Texto

Ensaios: Leitura E Produçao De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

Leitura e Produção de Textos

Formar leitores é uma tarefa que começa antes mesmo da alfabetização e se estende por toda a vida escolar. Sabemos que o Brasil tem um grande índice de analfabetismo tornando assim a prática da leitura um pouco difícil pra algumas pessoas. O governo vem criando muitosprojetos para diminuir esse índicee aumentar o numero de leitores já que a leitura éa principal ferramenta de formar críticos.

Mas para falarmos de leitura temos antes que entender seus fatores importantes: Concepção, Estratégia e Produções de Sentidos.

Segundo Adam e Starr, leitura é a capacidade de entender um texto. Durante uma leitura o leitor deve raciocinar e interferir, captando significados das palavras para ter uma interpretação.

Para uma formação crítica cabe ao leitor prever de outros conhecimentos, informações, ler constantemente, pois assim o leitor une novas informações com aquelas que já possui armazenadas na mente e projeta uma nova ideia à escrita. Para uma compreensão deve haver uma estratégia de leitura onde esta deixa de ser monótona e cansativa para ser interessante e bastante prazerosa; tende ler em voz alta, expor pensamentos, identificar elementos importantes do texto, questionar.

Já a produção de sentidos implica o compartilhamento de informações , a ouvir o que o texto diz e relacionar o que pode perceber e capturar. Há também a língua que por sua vez usada como código é um instrumento de comunicação.

Todos nós sabemos que a leitura tem se tornado um bem natural, porque quanto mais você ler mais informação terá em sua mente, é uma atividade complexa que envolve o sujeito inteiro, no cotidiano, na memoria, nos interesses, nas curiosidades, nas intimidades e nos segredos e afetos.

Entra ai uma relação não só com os textos, mas tambémcom as diferentes materialidades que lhes servem de suporte como exemplo suas cores, formas textuais, figuras que se engajam na produção dos impressos, sejam eles jornais, revistas e livros etc. Daí a importância dos acervos ricos de possibilidades, podem ser conhecidas pela exploração direta manual, corporal e visual, tem suas diferentes possibilidades contrastadas, diferenciadas, lidas e compreendidas em suas características e particularidades e seus efeitos na produção dos sentidos lidos.

Em uma pesquisa no artigo de uma revista (presença pedagógica de 1998) informouque a leitura na escola primaria brasileira dedica-se á elaboração de uma visão panorâmica para ler, em suas pesquisas perseguem realidades antigas através das pistas queencontram em materiais didáticos, programas e disciplinas, e regimentos escolares, á literatura ou até mesmo em depoimentos de velhos professores. Tais índices, quando recolhidos organizados, lidos e interpretados permitem uma visão das formas antigas deensinar a ler na escola brasileira:o velho entendimento pratica ou maneiras de fazer o fortalecimento progressivo de uma nova geração de escritores para crianças e jovens, uma produção literária nova, que será cada vez mais abundante, diversificada e também heterogênea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com