TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produçao De Texto

Artigos Científicos: Leitura E Produçao De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

Conceito de Leitura

O Significado de um texto não está somente nos significados das palavras. Durante a leitura, o indivíduo deve raciocinar e interferir de forma contínua, captando significados que não aparecem diretamente no texto. Para tanto, o leitor tem que ter interesse pelo que está lendo, para que haja a concentração necessária para o entendimento.

“O texto proporciona apenas uma das fontes críticas de informação. É preciso que o restante provenha dos conhecimentos prévios do leitor” (apud COLOMER, 2002, p.31).

Ler é ser questionado pelo mundo e por si mesmo, certas respostas podem ser encontradas na escrita, é ter acesso a esta escrita, é construir uma resposta que liga parte das novas informações ao que já se é.

A escola tem o dever de incentivar a leitura, tem que ter em sua estrutura uma biblioteca com um grande acervo de livros, a biblioteca de sala também é importante, pois tem os livros necessários para utilização rápida, a biblioteca virtual, em tempos nos quais a tecnologia é muito presente, para que alunos e professores tenham acesso a outros acervos nacionais e internacionais.

O que precisamos refletir é que, não adianta tudo isto, se não houver o interesse tanto dos discentes, quanto dos docentes. Precisamos, também, pensar o que causa o interesse do aluno à leitura. Será que são os mesmos interesses que os nossos? E só podemos ensinar utilizando os clássicos da literatura.

O conceito de leitura está em entender o que o autor que passar, e poder imaginar o cenário, os personagens, a trama, etc. Para isto devemos utilizar de textos que os alunos estão mais familiarizados, que tragam questões atuais e modernas.

A biblioteca escolar deverá proporcionar aos estudantes, além dos livros de renomes da literatura nacional e estrangeira, os livros que, hoje, são campões de vendas entre os jovens. Deverá, também, proporcionar o acesso a revistas em quadrinhos, jornais e revistas.

Aos educadores cabe a tarefa de se atualizar com a literatura que faz sucesso entre os jovens de hoje, de ser capaz de entender o que eles querem ler e conseguir, com isto, que eles peguem o gosto pela leitura e queiram conhecer outros autores.

As estratégias de leitura ajudam os leitores a entenderem melhor o texto, por exemplo, há pessoas que só conseguem se concentrar quando lêem em voz alta, outros precisam de extremo silêncio; alguns precisam fazer um reprodução mental dos fatos, outros precisam e buscam um conhecimento prévio do que irá ler.

O educador precisa fazer com que cada aluno tenha a percepção de qual estratégia de leitura é a que fará com que ele compreenda o que lê.

A produção de sentidos acontece quando há interação recíproca entre o autor e o leitor, os quais se expressam diferentemente, de acordo com a subjetividade do leitor, seus conhecimentos, experiência e valores,

O texto constrói-se a cada leitura, não tendo um sentido preestabelecido pelo autor, mas uma demarcação para os sentidos possíveis.

“A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas, por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede.” Carlos Drummond de Andrade.

Carlos Drummond de Andrade estava certo quando escreveu esta frase, e infelizmente com o passar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com