TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Texto

Dissertações: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  1.332 Palavras (6 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 6

Leitura e Produção de Texto

Sabemos que a leitura é muito importante em nossas vidas e quem adquire esse habito possui mais conhecimentos e se torna uma pessoa mais informada e critica. Existem vários tipos de textos com modos diferentes de expressão e essa leitura diferenciada permite-nos compreender os esquemas e formas da língua escrita que, como já sabemos tem normas próprias, diversas daquela falada.

De acordo com o livro texto a linguagem é uma representação do pensamento, o autor constrói uma representação mental e deseja que ela seja entendida pelo interlocutor de maneira como foi mentalizada.

O leitor deve manter uma postura crítica e tem o dever de avaliar e questionar a idéia apresentada em um texto, e sempre buscando uma construção de sentido ele estabelece estratégias fazendo antecipações e levantando hipóteses baseadas nos seus conhecimentos arquivados na memória sobre a língua, coisas do mundo, outros textos e gêneros textuais e no decorrer da leitura são respondidos os questionamentos feitos por ele assim como poderá ser confirmados ou não as hipóteses levantadas.

O sentido de um texto não é encontrado pelo simples fato de juntar às palavras é necessário um raciocínio para captar os significados que não aparecem diretamente nele. O autor ao redigir o texto tem que estar atento quanto ao sentido que ele irá produzir a grafia das palavras, serem coerente e coeso.

Coeso significa estar unido, o texto não pode ser um amontoado de palavras ele precisa ter uma ligação. Já a coerência indica que o texto deve ser lógico e ter conexão. O texto deve ser coerente não só com suas idéias, mas também coerente em relação ao seu objetivo, ao leitor que pretende atingir e ao gênero textual que está desenvolvendo.

Os gêneros textuais se referem a diferentes formas de expressão textual são classificados em narrativo, descritivo e dissertativo.

O texto descritivo trabalha com a percepção sensorial, representada pelos cinco sentidos a fim de relatar as impressões capturadas de uma pessoa, um objeto, animal ou até mesmo de um determinado acontecimento do cotidiano, predomina neste texto a descrição que é feita pelos substantivos e adjetivos. Primeiramente é necessário estabelecer o que será o objeto de descrição, depois relacionar tudo que envolva o objeto se for uma pessoa alistar as características físicas, psicológicas, sociais, comportamentais, preferências e suas atitudes, verificar se todos os elementos para uma boa compreensão foram inseridos e também toda os conectores devem estar bem organizados junto com a pontuação adequada.

Um texto narrativo é um texto no qual é contada uma história, através de um narrador, que pode ser personagem, observador ou onisciente, seus elementos são: narrador, enredo, espaço e tempo, sua estrutura é dada pela situação inicial onde se apresenta os personagens e o espaço, em seguida vem o estabelecimento de um conflito em que um acontecimento modifica a situação apresentada , após vem o clímax que é o ponto de maior tenção da narrativa e por fim a solução do problema um fechamento que é conhecido como epílogo no texto.

Já o texto dissertativo-Argumentativo é aquele que desenvolve e explica um assunto se preocupa em transmitir um conhecimento e também persuadir o leitor mudando seu comportamento na introdução é apresentado o assunto e o posicionamento do autor no desenvolvimento vem os argumentos que fundamentam a tese e na conclusão geralmente retoma a tese, reforçando as idéias gerais do texto ou propondo soluções para o problema discutido.

Os gêneros textuais podem ser um Conto maravilhoso, Conto de fadas, Fábula, Lenda, Narrativa de aventura, Narrativa de ficção científica, Narrativa de enigma, Biografia romanceada, Novela fantástica, Conto, Crônica Literária, Adivinha Piada, Diário íntimo, Testemunho, Anedota ou caso, Autobiografia, Curriculum vitae, Notícia, Crônica social, Crônica esportiva, Relato histórico, Ensaio ou perfil biográfico, Biografia, Textos de opinião, Diálogo argumentativo, Carta de Leitor, Carta de reclamação, Carta de solicitação,

Deliberação informal, Debate regrado, Discurso de defesa (Advocacia), Discurso de acusação (Advocacia), Resenha crítica, Artigos de opinião ou assinados, Editorial, Texto expositivo (em livro didático), Verbete, Artigo enciclopédico, Texto explicativo, Tomada de notas, resumo de textos expositivos e explicativos, Resenha, Relatório científico, Instruções de montagem, Receita, Regulamento Regras de jogo, Instruções de uso, Comandos diversos, Textos prescritivos, ente outros.

Realizando uma pesquisa na revista Veja para identificar os diferentes gêneros textuais foi encontrada uma noticia com o titulo “Neymar e ganso brilham e Santos se aproxima do tri em SP” publicada em 06/05/2012. A notícia é um gênero textual de cunho jornalístico que tem como foco divulgar as informações com muita rapidez, nela predomina a narração, com a presença dos elementos essenciais de um texto narrativo, fatos, pessoas envolvidas, tempo, lugar e porque ocorreu o fato.

Outro gênero é a reportagem “A invasão do esporte na telinha” Veja 05/05/2012 nela encontramos uma linguagem clara e objetiva, redigida em estilo direto nela e em todas as reportagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com