TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Texto

Projeto de pesquisa: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  4.075 Palavras (17 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO

A leitura é um bem muito eficaz na vida do ser humano dependendo do grau de leitura que o individuo esteja ele não só absorve como também as pronuncias são diferentes. A leitura abre uma porta para o saber, pois quando se sabe se faz. Hoje há muitas facilidades para uma boa leitura. A prática da leitura é uma atividade universal, dessa forma já se torna uma das práticas natural do cotidiano.com isso não se pode dizer que essa prática é para todos. Cada leitor tem um pensamento diferente do que se está absorvendo cada pessoa tem um sentido diferente, do que se está lendo, argumentos desiguais e assim cada um vai decodificando.

Um dos pontos principais que foi bem focado nessa ATPS foi:

• Os Gêneros e seus elementos.

• Os tipos textuais, com suas concepções, estratégias, leitura e produção de sentidos.

• Os elementos Coesivos e suas características.

• A reforma Ortográfica.

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

• Concepção de leitura: existem diferentes concepções de leitura, pois estas se baseiam na visão do sujeito, isso quer dizer (foco do autor) de língua (foco do texto) de texto e sentido (foco na interação autor-texto-e leitor).

A leitura é muito importante na vida de todos, lembramos não é apenas ler e produzir sentidos interagindo com o autor e captando suas ideias, portanto é através da leitura que adquirimos conhecimentos sobre os diferentes contextos.

A leitura é um ato de atividade interativa altamente complexa de produção de sentidos que se realizam evidentemente com base nos elementos linguístico presentes na superfície textual e na forma de organização

Pois ler não é um ato mecânico, pelo contrário deve ser um ato prazeroso.

• Estratégia de leitura

São métodos que facilitam a aprendizagem, por exemplo: quando lemos um texto sentimos curiosidade, e ficamos imaginando como será o final, e criamos expectativas, Segundo o teórico DUK e PEARSON (2002) existem seis tipos de estratégias de leitura que são elas: predição, pensar em voz alta, estrutura do texto, representação visual do texto, resumo e questionamento.

• Leitura e produção de sentidos

Nesse caso o leitor precisa reconhecer o sentido das palavras e identificar as relações que existem entre elas, isto é o modo de como foram combinadas, pois o sentido é o mesmo de capturar significados no texto, sendo uma atividade que acontece baseada nos elementos linguísticos presentes na superfície do texto, e num vasto conjunto de saberes do evento comunicativo.

I Relatório

Artigo As relações capitalista de produção e o trabalho alienada

Durante o processo de evolução humana, o homem adequou-se ao ambiente em que estava inserido e vendo a necessidade de sobrevivência e suprimento de suas próprias necessidades, estes se relacionaram com a natureza objetivando uma melhor condição devida melhorando a vivencia e desenvolvimento social.

Visão, pois o homem desde comunismo até o primitivo ele passou por várias transformações em busca de estratégias para vencer os desafios através de sua própria sobrevivência, pois muitos foram as relações existentes entre as sociedades homem e natureza, para o teórico Karl Marx, o trabalho é toda transformação intencional do homem sobre a natureza diferenciando a relação que nele esta contido isto e sua potencialidade e totalidade da vida humana na visão marxista o trabalho é visto como uma atividade de essência humana, pois ela é construída através de sua identidade e ao reconhecer o ser humano incluindo ao entender e suprir suas necessidades básicas. Concluindo que logo o trabalho é essencial à sobrevivência da raça, focando também que no sistema capitalista de hoje o trabalho é a substancia que completa, ou seja, ela é um meio de segurar valores e sua explosão possibilita o acumulo de riquezas perante a sociedade, na visão de Karl Marx o trabalho deixa em sua totalidade de ser construtor da dignidade humana e passa a expressão da total negação do homem e histórica assumida no processo de existência humana, pois o homem ele esta inserido nesse processo como um ser, a ser explorado, além de ser tornar alienado ao processo. Vale ressaltar também que no capitalismo o trabalho passa a ser uma forma de mercadoria do sistema.•.

Nesse processo divisão globalizada o capitalismo hoje é uma forma de organização social e de produção responsável por inúmeras diferenças naturais, entre homens e mulheres, pela visão logica, percebe-se as diferenças de padronizar estilos de vida, incentivar o consumo exacerbado a competitividade, o enriquecimento rápido.

Foi a partir do ano de 1970, com a revolução técnica-cientifica é o modo de produção capitalista sofreu grandes alterações no mercado gerando conflitos entre capital e a organização do trabalho. Tudo isso vem acontecer devidamente ao processo da globalização de gerarão inúmeras modificações nos diferentes setores:

Econômicos, politicas sócias, financeiros, culturais entre outros.

Entre essas modificações podemos perceber também as novas mudanças no setor educacional onde exige o trabalho voltado à qualificação e as novas competências exigidas para esse trabalho

Gêneros textuais

São entidades sócias discursivas e formas de ação social incontornáveis do dia-a-dia nesse sentido os gêneros textuais ele se constitui podem ser caracterizados também como tipos específicos de textos de qualquer natureza, sendo literário ou não também considerou ainda que eles são usados em contexto sociais específicos onde que para agir sobre o mundo e dizer que o mundo constitui-se de algum modo.

Os gêneros textuais variam desde um simples diálogo até uma tese científica, e por serem frutos de uma sociedade, são carregados de elementos que caracterizam o contexto em que são empregados.

Segundo Marcuschi (2004) os gêneros textuais são fenômenos históricos profundamente vinculados á vida cultural

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com