TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Texto

Exames: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

CARACTERISTICAS DE ALGUNS GENEROS TEXTUAIS

1. Receita: a receita é um gênero textual que apresentam duas partes bem definidas, ingredientes e modo de fazer. A primeira parte relaciona somente os ingredientes, estipulando as quantidades necessárias, indicadas em gramas, xicaras, colheres, pitadas, etc. No modo de fazer esta explicando passo a passo a sequência dos procedimentos e da junção dos ingredientes a ser seguida.

2. Crônica: tem como estilo uma narrativa breve, sem aprofundamento da análise, com abordagem reflexiva, subjetiva e comunicativa, que conta ou comenta histórias da vida cotidiana.

3. Artigo de opinião: contém um título polemico ou provocador, expõe uma ideia ou ponto de vista de um determinado assunto. Apresenta três partes, exposição, interpretação e opinião. Utiliza verbos predominantes no presente, utililiza linguagem objetiva 3ª pessoa, ou subjetiva 1ª pessoa.

4. Conto: é o ato de narrar acontecimentos reais ou fictícios. O conto é uma narrativa curta, com poucos personagens, que gira em torno de um só conflito.

5. Poesia: se estrutura em forma de estrofes e versos. Predomina a expressão de sentimentos do sujeito, sujeito esse que fala de si e da vazão a sentimentos e emoções.

6. Tirinhas: se estruturam em enunciados curtos, escritos em balões representando a fala dos personagens. Produz críticas bem humoradas as coisas do mundo, moda, comportamentos, valores, sentimentos, etc.

7. Entrevista: Forma objetiva de registrar um depoimento de uma pessoa pública ou que esteja relacionada a algum acontecimento atual. É utilizada para dar veracidade a uma reportagem ou para saciar a curiosidade dos leitores sobre aspectos da vida profissional ou pessoal do entrevistado. Para tanto, é organizada na forma de perguntas e respostas.

8. Editorial: Texto de caráter opinativo, escrito de maneira impessoal e publicado sem assinatura. Possui estrutura semelhante à de um texto dissertativo, de intenção persuasiva. Nele os editores do veículo expressam, formalmente, sua opinião acerca dos mais diversos assuntos, principalmente, os mais polêmicos e atuais. Ele representa a opinião do veículo onde foi publicado.

9. Noticia: Relato de fatos ou acontecimentos atuais, geralmente de importância e interesse para a comunidade, sem comentários pessoais, opiniões ou interpretações por parte de quem escreve. Os títulos são chamativos (manchetes) para atrair a atenção de quem lê. No início do texto, frequentemente, aparece um pequeno resumo com as informações essenciais do fato noticiado

10. Resenha crítica: Texto que apresenta o conteúdo de uma obra. Indica-se a forma de abordagem do autor a respeito do tema e da teoria utilizada. É uma análise crítica, pois encerra um conceito de valor emitido pelo resenhista sobre a obra em questão. Pode-se fazer uma resenha crítica sobre um livro, um show, um espetáculo teatral, entre outros.

LISTA DE GENERO TEXTUAL:

Alguns gêneros textuais

• Carta pessoal

• Carta comercial

• Bate papo virtual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com