TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Texto

Dissertações: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  2.687 Palavras (11 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 11

SERVIÇO SOCIAL

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

ATPS - ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

DESAFIO

A sociedade atual é demarcada pela exposição de diferentes gêneros textuais, ou seja, há o acesso dos leitores às diferentes formas de escrita. Acredita-se que, para formar bons leitores e escritores, é essencial propor aos alunos situações de leitura e de escritautilizando diversos gêneros textuais.

Neste desafio, propõe-se a produção de um relatório dissertativo-argumentativo em relação à leitura e produção de textos desenvolvidos na sociedade.

ETAPA 1

RELATÓRIO

Identificamos estratégias de leituras no primeiro parágrafo que tiveram concepções diferentes na visão de sujeito de cada integrante do grupo, as respostas as perguntas também nos levam a concepção interracional com foco na interação autor-texto-leitor, de cada sujeito do grupo em sua construção social, origem e tempo em diferentes momentos de educação escolar metodologia e formação escolar.

Modelos de leituras, de acordo com cada época exemplificam as concepções de leitura que não existiam, pois eram modelos impostos, as enciclopédias eram mais visuais que textuais, de acordo com a modernização do ensino foram introduzidos leituras que puderam tornar a leitura mais prazerosa, dando a oportunidade ao leitor a relação autor-texto-leitor, claro que de acordo com seu tempo, diferente de hoje que em um mundo moderno a leitura é realizada em conjunto com as tecnologias existentes, como computadores, tablets e celulares, e diferentemente da época em que não existia internet era necessário o uso do dicionário para que o leitor pudesse decodificar as palavras utilizadas nos textos permitindo tomar as decisões perante as dificuldades de compreensão do texto, confirmando assim no texto as suposições feitas durante a sua leitura.

O texto mostra a importância do acervo da biblioteca para o aprendizado, apresenta a concepção de linguagem para leitura com prazer, no ensino hoje é necessário a oferta de livros que chamem a atenção, que incentivem a leitura a modo de deixar o leitor livre para escolha e poder ler com prazer. Com o tempo houve a agregação da leitura a língua portuguesa, possibilitando interpretar e adquirir o conhecimento, abrir novos horizontes. A interação autor-texto-leitor o remete para dentro da história, produzindo o sentido de protagonista.

A leitura não entra nessa interação somente com o texto, ele em sua matéria é composto por figuras, texturas, em diferentes formas eles são apresentados, sejam elas, livros, revistas, jornais e outros, todo o seu vasto texto e a parte mais importante na interação autor-texto-leitor, onde o sujeito o utiliza para a realização de sua leitura em seu dia-a-dia, munido de sua vivência, seus objetivos e experiências, explorar as possibilidades e diferenças, suas particularidades e os efeitos que fazem na produção dos sentidos.

Durante a leitura do texto pudemos aprimorar o conhecimento de cada sujeito do grupo proporcionando a cada um uma interação do autor-texto-leitor que nos remeteu a época do aprendizado de cada um identificando e aplicando todo o conhecimento da matéria em questão podendo socializar com o grupo totalmente miscigenado, onde há diferenças na idades, origens, níveis sociais e profissões, deixando um sentimento de fascinação em poder identificar, relacionar todo o aprendizado e pensar que esse conhecimento pode ser aplicado ao futuro profissional enquanto assistente social poder atuar junto ao sujeito (demanda do serviço social).

ETAPA 2

GÊNEROS TEXTUAIS OU DISCURSIVOS PRESENTES EM UMA PUBLICAÇÃO NA REVISTA VEJA

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/estudo-recomenda-exercicios-fisicos-para-pacientes-com-depressao - acesso em 13/05/2013

GÊNERO DISCURSIVO

1º - Gênero Jornalístico:

O texto possui gênero jornalístico, onde apresenta um gênero textual de notícia caracterizada por uma narrativa técnica. Possui uma natureza lingüística voltada ao cunho jornalístico bem diferente da linguagem literária, possui palavras diretas, claras e objetivas possibilitando ao leitor uma facilidade para assimilar a notícia, adentrado ao assunto com facilidade e entendimento. O texto relata fatos de interesse do público alvo da revista.

Outro gênero textual é a reportagem em si e seus aspectos em relação à reportagem em questão trata-se de uma modalidade direcionada a saúde, esta modalidade é de interesse do público em geral.

GÊNERO TEXTUAL

2º - A notícia - Um gênero textual de cunho jornalístico

Esta reportagem se apresenta como notícia/reportagem e possui elementos:

Título:“Estudo recomenda exercícios físicos para pacientes com depressão”

O título apresenta-se em letras maiores que a do texto, em negrito e tem como objetivo chamar a atenção do leitor/público alvo para a leitura da matéria. Composto por frase clara e bastante objetiva.

Título Auxiliar:“Exercícios aeróbicos três a cinco vezes por semana são os mais indicados para o tratamento da doença”

O título auxiliar retrata o título, porém vem para trazer uma informação a mais ao título principal, em seu texto traz informações que irá proporcionar ao leitor um interesse a mais para a leitura da reportagem.

Lide: A lide traz as indagações de:

Quem? Estudiosos;

Onde? Universidade Texas – Dallas;

O que? Exercícios físicos;

Como? Prática (do exercício);

Quando? Conforme recomendação médica;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com