TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Texto

Artigos Científicos: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  2.443 Palavras (10 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 10

Sigmund Schlomo Freud, mas conhecido como Sigmund Freud foi um médico neurologista judeu-austríaco fundador da psicanálise.

Freud nasceu em Freiburg na época pertencente ao império austríaco; atualmente a localidade é denominada príbor na republica tcheca, ele iniciou seus estudos pela utilização da hipnose como método de tratamento para pacientes com histeria, ao observar a melhoria de paciente de Charcot elaborou a hipótese de que a causa da doença era psicológica e não orgânica.

Freud também é conhecido por suas teorias dos mecanismos de defesa, repressão psicológica e por criar a utilização clinica da psicanálise como tratamento da psicopatologia através do dialogo entre o paciente e o psicanalista, ele acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida humana, assim como suas técnicas terapêuticas.

Freud abordou o uso de hipnose em pacientes com histeria em favor da interpretação de sonhos e da livre associação como fonte dos desejos do inconsciente, suas teorias e seus tratamentos com seus pacientes foram controversos em Viena no século XIX, e continuam a ser muito debatidos hoje. Suas ideias são frequentemente discutidas e analisadas como obras de literatura e cultura geral em adição ao continuo debate ao redor delas no uso como tratamento cientifico e médico.

Em suas teorias Freud desenvolveu a livre associação uma técnica psicanalítica onde o paciente fala tudo que lhe vem à mente e ao falar surge sentimentos e memorias reprimidas, a livre associação é considerada uma das formas de se penetrar no inconsciente podendo assim trabalhar pela terapia encima dessa experiência e entender a causa da neurose.

Ele acreditava que a outra forma de penetrar no inconsciente seria através dos sonhos, em 1899 Freud publicou “a interpretação dos sonhos” ele acreditava que os sonhos era uma manifestação de nossos desejos e trabalhando com eles se podiam chegar as memórias e sentimentos profundamente reprimidos.

Outra manifestação de desejos reprimidos surge através de lapsos de língua e esquecimento, ele publicou essa teoria no livro “psicopatologia da vida cotidiana”.

Nos procedimentos mentais ele não admitia a existência de meros acidentes; o pensamento aparentemente, mas sem sentido, lapso mais casual, o sonho mais fantástico possui um significado que pode servir para desvendar o segredo da mente, ele explorou o conceito de que existe um conflito dentro das pessoas, o conflito seria um instinto animal, que não seria aceito pela a sociedade causando então uma resistência da pessoa ao instinto, reprimindo-o para o inconsciente.

Em 1905 Freud publicou os “três ensaios sobre a sexualidade” onde ele afirmava a importância do impulso sexual, ou libido vivida nos primeiros quatro ou cinco anos de vida.

A psicanalise e a educação tratam sobre sexualidade infantil, Freud defende que as crianças devem receber uma educação sexual assim que demostrar interesse sobre tal assunto, ao contrario do que muitos pais e educadores se comportam diante de tal situação, ou seja, tentar educar as crianças com certos mitos que reprimem ainda mais o interesse sobre a sexualidade infantil.

No entanto é valido ressaltar que no momento em que os educadores ou pais passam a lidar com esse tipo de situação diante de uma criança fica muito mais difícil saber concretizar tal aprendizado uma vez que por não lembrar sua época de infância, logo fica praticamente impossível visualizar as verdadeiras duvidas que a criança realmente tenha.

Nesse contexto qualquer explicação que os educadores proporcionar a uma criança não vai adiantar uma vez que muito do que fora explicado nada iria servir para a mentalidade infantil se o seu inconsciente não se satisfizer com tais explicações, justamente por isso que o próprio inconsciente da criança irá gerar suas próprias explicações sobre a sexualidade.

Nessa perspectiva os professores devem abordar o seu conhecimento sem resumir-se a métodos pedagógicos, pois tais métodos trilham objetivos, resultados e metodologias uniformizando assim o aprendizado e não respeitam as estruturas inconscientes do subjetivismo.

O professor deve lhe dar com uma sala de aula negando todo seu papel repressor imposto culturalmente e aceitar que cada aluno irar digerir o conhecimento proporcionado por ele de maneira singular, ou seja, o aluno só irá aprender o que lhe fazer realmente sentido, tendo em vista suas necessidades psicológicas.

Devido tais experiências Freud consegue concluir que muitos dos traumas de seus pacientes foram ligados a repressão da ideia erótica devido a ligação que em determinado momento algum fato relacionado com a sexualidade entrará em conflito com outra situação traumática, ou seja, a emoção ligação ligada e aquela ideia erótica se transformou em uma ferramenta para intensificação de uma dor física.

Quando Freud buscou conhecer o inconsciente humano ele constatou a grande importância que os atos falhos e os sonhos tinham para o entendimento de uma pessoa, pois como a própria teoria Freudiana explica o homem não é senhor de sua mente, ou seja, não reinamos sobre nossas vontades, e sim somos passivos aos conflitos em nosso subconsciente, uma vez que os resultados de tais conflitos resultam em nosso comportamento.

Jean Piaget

Jean Piaget nasceu na cidade de Neuchâtel (Suíça) em 09/08/1896 e faleceu em 17/09/1970. Jean Piaget foi um dos mais importantes psicólogos do século XX.

Jean Piaget se especializou em psicologia evolutiva e estudou epistemologia genética. Com seu conhecimento sobre pedagogia, ele revolucionou a educação derrubando os vários conceitos antigos e teorias habituais sobre a aprendizagem.

Jean Piaget foi o psicólogo que estudou o desenvolvimento da mente humano. Ficou conhecido como um pesquisador mais importante para educação e pedagogia, Seus estudos voltaram-se preferencialmente para crianças, com suas pesquisas ele identificou os quatro estágios de evolução mental de uma criança. Esses quatro estágios são: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. Cada estágio é um período onde o pensamento e comportamento infantil é caracterizado por uma forma específica de conhecimento e raciocínio.

Jean Piaget descobriu que as crianças não raciocinam como os adultos. Com essa descoberta ele recomenda que os adultos adotem uma forma diferente de lidar com elas, pois a criança constrói seu mundo de acordo com o que os adultos passam para elas. Ele afirmava que a mente de uma criança é vazia, esperando ser preenchida por conhecimento. A partir de todo este conhecimento, revolucionou a maneira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com