TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Texto

Artigos Científicos: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

Leitura e Produção de Textos

A leitura é muito importante em nossas vidas, sejam jovens, adolescentes e crianças devem ser estimulados a cultivar o hábito da leitura, e o papel da escola é fundamental na formação de leitores competentes. As discussões desencadeadas pelo grupo são entendidas a partir dos questionamentos, o que ler? Para que ler? E como ler, pois as respostas vêm de diferentes maneiras.

Através da leitura há a capacitação de ideias e muitas concepções de leituras, que trata de código, sujeito/pre/determinado pelo sistema, o texto é visto como simples produto codificado pelo sistema. Leitura é uma atividade que exige foco no texto, além de reconhecimento das intensões do leitor e reconhecer os sentidos das palavras e estrutura do texto, pois ela é como uma atividade de produção de sentidos.

A leitura é o processo pelo qual se realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, a partir dos seus objetivos, conhecimentos, dos assuntos sobre o autor e de tudo que se sabe sobre a linguagem. Temos que compreender que ler não é só dizer que vai ler, é necessário contradizer e saber o porquê de ler.

O artigo Leitura na escola: Livro, Biblioteca, biblioteca de classe 2009 trata dos desafios para formar leitores, quais as competências a desenvolver? Como desenvolver o gosto pela leitura? Como tornar o livro interessante? Como fazer ter sentido? O prazer de ler e que livro ler? Onde buscar respostas? É uma pergunta que consideramos interessante, pois há respostas. Desenvolver práticas de leituras de uma forma que os alunos possam interagir com os livros e também organizações e recursos faz a diferença para a prática dos docentes.

Antes em relação ao desenvolver da leitura o primeiro modelo apoiava-se nos livros ‘‘ enciclopédicos, e o segundo modelo identificava o livro de leitura aos ensinamentos morais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com