TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Texto

Trabalho Escolar: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  2.793 Palavras (12 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 12

Leitura e produção de textos

A leitura é uma atividade na qual se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor; e dele bem mais que o conhecimento da língua portuguesa, uma vez que o texto não é simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado por um receptor passivo. Ler é interagir, isto significa que, o leitor, através de suas experiências e conhecimentos, sejam eles, linguísticos, afetivos, conceituais, etc, interage com o texto, acontecendo o diálogo, entre o texto e o leitor, permitindo assim que se crie ideias dentro deste contexto.

Neste sentido a leitura é entendida como a atividade de captação das idéias do autor, sem se levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor. Para ler ,contudo, são necessárias algumas técnicas ou métodos, que os leitores usam para adquirir a informação, ou ainda procedimentos ou atividades escolhidas para facilitar o processo de compreensão em leitura, sendo essas chamadas de Técnicas de leitura. São planos flexíveis adaptados às diferentes situações que variam de acordo com o texto a ser lido e a abordagem elaborada previamente pelo leitor para facilitar a sua compreensão.

Na produção de sentidos de textos, o leitor desempenha papel ativo, sendo que, a conclusão é um relevante processo nesta atividade. A compreensão da leitura não é orientada apenas pelas marcas gráficas do texto, mas, sobretudo pelo que estas marcas têm a dizer e pelo modo como o leitor apreende e interpreta a intenção do autor. Tal interpretação ocorre no momento da interação leitor/autor, gerando sentidos que variam de acordo com o leitor e com a natureza dessa interação.

Como podemos perceber o processo da leitura é complexo, faz-se necessário, diria que urgente, a questão de aulas destinada a ensinar nossos alunos serem leitores capazes de interagir, tornando assim, a leitura mais prazerosa.

Podemos citar como exemplo o programa Biblioteca de classe que apresenta uma solução inteligente para as necessidades emergentes que surgem em nossas salas de aula..

Durante anos a coordenação do projeto e seus professores fizeram uma viagem ao longo dos anos, onde foram aplicados vários métodos para ensinar os alunos a ler, ou ainda, formar leitores. Há em destaque dois modelos de leitura, uma apoiava-se no uso de enciclopédias, no outro modelo encontramos o método conhecido por nós como o “decoreba”, onde os alunos liam em voz alta e decoravam os textos, para que, posteriormente fossem “tomados” pelo professor.

Só no inicio do século XX, mais precisamente em 1921, que surge a opção da leitura prazerosa. Neste período, ocorreram as reformas educacionais, pois com o aumento da demanda escolar surge a necessidade de adequação, nesta reforma destacava-se a necessidade de interação de escolaxaluno.

Com a reforma, abriram-se vários leques de oportunidades didáticas, onde a leitura passou de meramente escolar para o descobrimento do prazer na leitura, utilizando-se de gêneros não escolares como, por exemplo, a revista, o jornal, os quadrinhos, etc.

A B.C. deve ser uma pratica escolar possível e desejada, pois dará a chance de melhor compreender o sentido da leitura em sala de aula.

Os acervos de classe devem ser organizados e mantidos pelos alunos e professores, fazendo com que, cada um dos envolvidos crie laços de responsabilidade e interesse no projeto.

Com a B.C. os alunos tem a chance de interagir após cada leitura, trocando os livros e os conhecimentos adquiridos a cada leitura. Criou-se com a Biblioteca de classe um modo diferente de ler, deixando de lado a pratica da indicação de um único livro para todas as séries, passando para a prática da diversidade e poder de escolha, o que é de suma importância para que, nossos alunos possam descobrir o prazer de uma boa leitura.

Discursivos nas revistas

Gêneros textuais

Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõe os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantém sempre muito parecidas, com características comuns, procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações especificas. Gênero Textual ou Gênero de Texto se refere ás diferentes formas de expressão textual.

Gêneros textuais são textos de qualquer natureza, literários ou não-literários.

Os principais tipos de Gêneros textuais

Conto

• É um texto narrativo ficcional que tem por finalidade emocionar, diverti;

• Pode ser publicado em livros , jornais, revistas e sites da Internet;

• Os temas são variados;

• O enredo apresenta um conflito que pode culminar num clímax.

Notícia

• Relatar um fato novo, informar;

• O locutor é jornalista e o destinatário, o público em geral;

• Os temas são acontecimentos recentes, fatos novos, que despertam o interesse do público;

• Seu suporte é a imprensa escrita ou falada: jornais, revistas, rádio, televisão, sites da Internet.

Entrevista

• É um texto jornalístico que tem por objetivo colher informações, opiniões, experiências pessoais e profissionais de uma pessoa de destaque;

• É veiculada pela imprensa escrita e falada: jornais, revistas, rádio, televisão, site;

• O texto principal aparece em geral sob a forma de perguntas e respostas.

Reportagem

• Transmitir informações mais aprofundadas sobre o tema abordado, sob diferentes aspectos e pontos de vista;

• O locutor: jornalista (s); destinatários: leitores de jornais e revistas;

• Sua estrutura é relativamente livre;

• A linguagem pode ser menos ou mais pessoal, podendo expressar o ponto de vista do jornalista;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com