TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Texto

Monografias: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

Leitura e Produção de Textos

LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO

a) CONCEPÇÃO DE LEITURA

A leitura é uma atividade na qual se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor, e exige do leitor bem mais que o conhecimento do código linguístico, pois um texto não é somente um código ele apresenta um sentido a ser entendido. Mas para que isso ocorra de forma que possamos compreender bem o que está sendo apresentado, precisamos saber “o que é ler, para que ler e como ler.”

Sabemos da importância da leitura na nossa vida, da necessidade de se cultivar o hábito de leitura entre crianças e jovens, bem como do papel da escola na formação de leitores competentes, já que esta é a principal via para adquirir o conhecimento.

b) ESTRATÉGIAS DE LEITURA

A leitura é tida como uma atividade de produção de sentido. Para que esta construção de sentido ocorra, é necessário que o leitor utilize-se de estratégias de leitura como a seleção, antecipação, inferência e verificação.

Espera-se que o leitor possa processar, criticar e avaliar as informações que tem diante de si, que dê sentido e significado ao que leu. Ao seguir este processo ele estará agindo estrategicamente, o que permite gerenciar o seu próprio processo de leitura.

c) LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDO

O sentido não está apenas no leitor, nem no texto, mas na interação autor-texto-leitor. Por isso, é de fundamental importância que o leitor considere na e para a produção de sentido as sinalizações do texto, além dos conhecimentos que possui. Nesta interação que mantém com o autor, via texto, o leitor, ao compreendê-lo, vai modificando, ajustando e ampliando as suas concepções, as quais exercem um impacto sobre a sua percepção.

Entretanto, o leitor tem liberdade para construir sentidos, mas ele também é limitado pelos significados trazidos pelo texto e pelas suas condições de uso. O texto é gerado a partir dos significados atribuídos pelo autor quando em interação com seu mundo de significação, e é recontextualizado pelo leitor, que busca atribuir-lhe significado a partir da relação que mantém com o seu próprio mundo e com o autor, o qual delimita as possibilidades de construção de novos significados.

GÊNEROS TEXTUAIS OU DISCURSIVOS PRESENTES NA REVISTA VEJA

a) Revista VEJA

Texto 1

Análise do texto:

Gênero charge.

Este gênero se caracteriza pela ilustração, geralmente, de um único quadro, a charge é uma crítica político-social através da qual o chargista expressa graficamente, com humor e ironia, seu ponto de vista sobre determinadas situações cotidianas.

b) Revista VEJA

Texto 2

Análise do texto:

Gênero propaganda.

A Propaganda é uma poderosa ferramenta persuasiva. Ela tem por objetivo anunciar, colocar o seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com