TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Texto

Monografias: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  2.811 Palavras (12 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Leitura e Produção de Texto

Atividade Prática Supervisionada (ATPS)

Disciplina “Leitura e Produção de Texto”

Professor - Tutor à distância

São Paulo, 19 de Junho 2013

Sumário

Introdução ..........................................................................................Pág. 03

Leitura e Produção de Texto ............................................................. Pág. 04, 05 e 06

Gêneros Textuais ou Discursivos presentes na revista ÉPOCA........ Pág. 07

Definições de alguns gêneros textuais............................................... Pág. 08 e 09

Letramento e alfabetização? ............................................................. Pág. 10 e 11

Mudanças na Língua Portuguesa a partir da nova reforma Ortográfica . Pág. 12 e 13

Considerações Finais .......................................................................... Pág. 14

Bibliografia ......................................................................................... Pág. 15

Introdução

A leitura é o caminho para a descoberta de novos conhecimentos. Desde a infância desenvolvemos a mente através da leitura, lendo desde gibis a livros de histórias infantis. Ler não significa identificar as palavras, mas fazê-lo ter sentido, compreender, interpretar, relacionar e reter o que for relevante.

A leitura não é uma atividade receptiva, é um processo no qual o leitor desempenha papel ativo, através da mobilização de seus conhecimentos, trazendo-os a um nível consciente e de desenvolvimento de estratégias e habilidades de leitura. Por essa razão é necessário proporcionar aos alunos atividades que possibilitem torna-los ciente do seu papel ativo na leitura e construção de sentido.

Existem três concepções de leitura, tomando como base o foco no autor, outra concepção é o foco no texto e a ultima é a interação autor – texto – leitor, nessa perspectiva a leitura é vista como atividade complexa na produção de sentido que é construído na interação. Além das concepções de leitura também temos as estratégias de leitura que nos possibilita obter, avaliar e utilizar a informação que contem o texto há estratégias de seleção, de antecipação, de inferência e de verificação.

Estratégias de seleção permitem que o leitor se atenha apenas aos índices úteis, desprezando os irrelevantes. Estratégias de antecipação tornam possível prever o que ainda está por vir, com base em informações explícitas e em suposições. Estratégias de inferência permitem captar o que não está dito no texto de forma explícita. A inferência é aquilo que entendemos, mas não está escrito.

Leitura e Produção de Texto

A leitura não está totalmente vinculada ao texto escrito e, sim ligada ás possibilidades de interpretações que cada um faz. Nesse sentido, a proposta desse relatório é proporcionar uma reflexão sobre a interação do leitor com o texto literário, observando os paradigmas culturais atuais referentes á literatura e seu ensino.

A leitura é um processo pelo qual o indivíduo utiliza de mecanismos para montar inúmeras situações, que passam a ser únicas para cada leitor, pois, cada um faz sua interpretação do texto. O exemplo mais antigo que temos sobre deferentes interpretações de texto refere-se á Bíblia que até hoje provoca divergências sobre sua interpretação dentro dos inúmeros segmentos de religiões que existem porem a leitura como um instrumento de ensino deve ter um sentido único para aqueles que estão aprendendo, ou seja, deve transmitir o sentido didático da matéria para que o indivíduo compreenda na integra aquilo que sendo passado.

Os gêneros textuais são tipos específicos de textos de qualquer natureza, literários ou não literários. Modalidades discursivas constituem as estruturas e as funções sócias, discursivas, narrativas, argumentativas, procedimentais e exortativas, utilizadas como formas de organizar a linguagem. Dessa forma, podem ser considerados exemplos de gêneros textuais: anúncios, convites, avisos, atlas, bulas, mensagens, cartas, decretos, notícias, letra de musicas, leis, mensagens, notícias e entre outras. São textos que circulam no mundo, que têm uma função especifica, para um público especifico, e com características próprias. Essas características peculiares de um gênero discursivo permitem abordar aspectos da textualidade, tais como coerência e coesão textuais, impessoalidade, técnicas de argumentação e outros aspectos pertinentes ao gênero em questão.

Tem se discutido muito a respeito de como trabalhar textos nas escolas por não ser uma tarefa fácil. Encontra-se nas salas de aulas uma forte resistência, da parte dos alunos, em relação à leitura e a produção de texto. Para muitos estudantes, a ação de expressar suas ideias oralmente é considerada algo totalmente natural, no entanto, o ato de reproduzir essas ideias em forma de texto representa um trabalho árduo e penoso. Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto. Assim, o texto dissertativo pertence ao grupo dos textos expositivos, juntamente com o texto de apresentação cientifica, o texto didático, o artigo enciclopédico.

Em princípios, o texto dissertativo não está preocupado com a persuasão e sim, com a transmissão de conhecimento, sendo um texto informativo. Os textos argumentativos têm por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com