TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Texto

Pesquisas Acadêmicas: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  226 Visualizações

Etapa 4 Leitura e produção de Texto

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa entrou em vigor nos primeiros dias de 2009. No Brasil, a nova ortografia passa a valer a partir de agora, embora as duas versões possam, pela lei, conviver até 31 de dezembro de 2012.

Apesar do Novo Acordo Ortográfico já estar aprovado, ainda há questões controversas, principalmente no que se refere ao uso do hífen em palavras compostas.

As mudanças são poucas em relação ao número de palavras que a língua portuguesa possui, porém, são significativas e importantes. Basicamente o que nos atinge mais fortemente no dia-a-dia é o uso dos acentos e do hífen.

É importante ressaltar que esse Acordo restringe-se à língua escrita, não afetando a maneira como pronunciamos as palavras.

TREMA

Não se usa mais o trema (¨), sinal colocado sobre a letra u para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos gue, gui, que, qui.

Alguns Exemplos :

Agüentar =>Aguentar

Cinqüenta => Cinquenta

Lingüiça => Linguiça

Hífen

Algumas regras do uso do hífen foram alteradas pelo novo Acordo. Mas, como se trata ainda de matéria controvertida em muitos aspectos, apresentamos um resumo das regras que orientam o uso do hífen com os prefixos mais comuns, assim como as novas orientações estabelecidas pelo Acordo.

ACENTUAÇÂO

Ditongo aberto: Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas que têm acento tônico na penúltima sílaba

Exemplos :

Alcatéia => Alcateia

Bóia => Boia

Idéia => Ideia

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com