TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Texto

Pesquisas Acadêmicas: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  2.413 Visualizações

Página 1 de 5

1) Com base na estrutura padrão de um parágrafo dissertativo, dê progressão ao tópico frasal abaixo. Exponha um argumento que seja coerente com a ideia expressa pela conjunção destacada e conclua-o de modo que o parágrafo tenha 5 ou 6 linhas. Redija-o em norma culta. Muitas pessoas propõem a pena de morte como medida para conter a violência que existe hoje em várias cidades; outras, porém, R= Muitas pessoas propõem a pena de morte como medida para conter a violência que existe hoje em várias cidades; outras, porém discordam e afirmam ser uma punição degradante e imoral, capaz de violar os direitos humanos. Defendem a tese de que a vida é um direito fundamental e intocável, e que a reabilitação é a melhor alternativa, mesmo estando cientes de que o sistema judiciário constantemente comete falhas.

Leia o texto abaixo para responder à questão 2:

Comunique-se positivamente consigo mesmo

Os seres humanos têm usado a linguagem como sistema de comunicação por centenas de milhares de anos. A linguagem, segundo alguns estudiosos, é uma tentativa de expressar o que se está vivenciando no cérebro. No entanto, por mais rica que ela seja, nunca poderá expressar inteiramente o que está acontecendo no cérebro. Por isso, as pessoas não compreendem umas às outras e, como resultado, ocorrem perdas.

O engano na comunicação no trabalho faz perder dinheiro. Na escola, custa o futuro de muitas crianças, ou seja, o nosso futuro. O engano na comunicação com a família e amigos custa amor e satisfação. O engano consigo mesmo custa sucesso, felicidade e prosperidade. Quase tudo de indesejável poderia ser evitado se tão-somente pudéssemos nos comunicar eficazmente.

Vamos começar com a comunicação interior, isto é, a sua comunicação consigo mesmo. Neste caso, a linguagem que usamos é de fundamental importância para conseguirmos o que desejamos. Infelizmente, mais de 95% da população do mundo possuem uma “conversa negativa”. Mostrou-se que até a idade de oito anos ouvimos mais de 1000.000 vezes a palavra “não”.

Nosso cérebro é condicionado à conversa negativa. Por isso, nos condicionamos a enfocar mais o que “não” queremos do que o que desejamos. Por exemplo, em vez de dizer a mim mesmo “Eu quero ter sucesso”, eu digo “Eu não quero falhar” ou, em vez de dizer “Eu quero ser magro”, eu digo “Eu não quero ser gordo”. O subconsciente é muito direto e sempre pega o atalho. Vamos experimentar um exemplo, com você mesmo: antes de continuar lendo, levante a sua mão direita. Agora. Levantou? Se você estivesse hipnotizado, você levantaria somente a mão, e não a mão e o antebraço, como você provavelmente fez. O inconsciente vai direto ao assunto. O assunto de uma frase negativa não é o não. Então, ele omite os “nãos”. Por exemplo, não pense na cor vermelha!!! Não pense numa maçã!!! Como você já percebeu, já é muito tarde. Mesmo sublinhando o “não pense”, você certamente pensou no vermelho e na maçã. Talvez, até mesmo, numa maçã vermelha! O mesmo acontece quando você diz “Eu não quero falhar”: O subconsciente registrará “falhar” e você, sem perceber, está fazendo tudo para falhar. (...)

Enfocar o que você não quer, em vez do que você quer, é como dirigir um carro olhando no espelho retrovisor. Você sabe de onde está vindo, mas não sabe para onde está indo! Assim, uma maneira de melhorar nossa existência neste planeta é aprender a usar melhor a linguagem quando dialogamos com nós mesmos, usando esta voz atrás de nossas cabeças. Que voz? Esta que está perguntando “Que voz”. Mudando a autocomunicação podemos mudar a representação interna e, portanto, o estado emocional em que nos encontramos. (Lair Ribeiro – Trechos do livro O sucesso não ocorre por acaso)

2) Quantos parágrafos há no texto lido? Explique

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com