TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Texto

Artigo: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  1.856 Visualizações

Página 1 de 2

Aula 07 –

1) Quais são os três elementos que constituem o Estado?

R: População, Território e Governo

2) Explique a principal diferença entre movimento social e instituição social.

R: A principal diferença entre o movimento social e a instituição é que esta possui natureza permanente, com elementos estáveis de certa cultura. Os movimentos sociais são dinâmicos de duração temporária, somente ate atingirem seus objetivos.

3) Cite dois exemplos de tipos de:

- Instituições sociais: Família e Instituição Religiosa

- Movimentos sociais: Movimento Reformista e Movimento Migratório

Aula 08 –

1) A escola, do ponto de vista sociológico, pode ser considerada como um grupo social e uma instituição social, explique o porquê isso ocorre.

R: A escola é considerada uma reunião de indivíduos ( alunos, funcionários, professores) com objetivos comuns e em contínua interação, é um grupo social que transmite cultura”. Além disso: “A escola pode também ser vista como uma instituição, ou seja, um conjunto de normas e procedimentos padronizados do indivíduo e a transmissão de determinados aspectos da cultura”

2) Segundo Torre (1985) quais são as duas principais funções da educação:

R: 1- Socializar, integrar as gerações imaturas na sociedade e no meio especial a que se destinam. Tem, pois função de ajustamento social. 2- Desenvolver a sociedade em geral e os indivíduos em particular sendo, portanto, um processo de desenvolvimento social.

3) Diferencie educação formal ou sistemática e educação informal ou assistemática:

R: Educação informal ou assistemática é a que acontece na vida diária pelo aprendizado das tarefas normais de cada grupo social, pela observação do comportamento dos mais velhos, pela convivência entre os membros de uma sociedade. É realizada sem qualquer plano, sem local ou hora determinada. Educação sistemática ou formal é divisão do trabalho e a extrema especialização que exige das crianças a passagem pela escola. Seu objetivo básico é a transmissão de determinados legados culturais, isto é, de determinados conhecimentos, técnicas ou modos de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com