TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Texto

Trabalho Universitário: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  1.374 Palavras (6 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA1

Texto sobre: a) Concepção de leitura.

b) Estratégias de leitura.

c) Leitura e a produção de sentidos.

CONCEPÇÃO DE LEITURA

O significado de um texto não está na soma de significados das palavras que o compõem, nem coincide somente com o que se chama de significado literal do texto. Portanto, durante a leitura de uma mensagem escrita, o leitor deve raciocinar e inferir de forma contínua, captando significados que não aparecem diretamente no texto.

Adam e Starr (apud COLOMER, 2002, p.31) afirmam que o texto proporciona apenas uma das fontes críticas de informação. É preciso que o restante provenha dos conhecimentos prévios do leitor.

Assim, ler é mais do que um simples ato de decodificar, é antes de tudo um ato de raciocínio.

Ler significa ser questionado pelo mundo e por si mesmo, significa que certas respostas podem ser encontradas na escrita, significa poder ter acesso a essa escrita, significa construir uma resposta que integra parte das novas informações ao que já se é. (FOUCAMBERT, 1994, p. 05)

São três (os verbos que definem as funções essenciais da leitura: a) transformar, b) compreender e c) julgar.

Transformar, em leitura, se dá quando o leitor converte a linguagem escrita em linguagem oral. Compreender se efetiva quando o leitor consegue captar ou dá sentido ao conteúdo da mensagem. Julgar é a capacidade que o leitor tem de analisar o valor da mensagem no contexto social.

Os processos básicos da leitura são também chamados de “processos de nível inferior”. Sua finalidade é o reconhecimento e a compreensão das palavras. Dentro destes se encontram a decodificação e a compreensão de palavras.

Os processos superiores ou de nível superior têm por finalidade a compreensão de textos. Os dois processos, isto é, os básicos e os superiores, devem ser considerados no ensino do português e na aprendizagem da lectoescrita uma vez que funcionam de modo interativo ou interdependente.

Os processos básicos, isto é, que se voltam à decodificação e à compreensão de palavras, é particularmente importante nas primeiras etapas da aprendizagem da leitura (ou leitura inicial na educação infantil) e devem ser automatizados ou bem assimilados no primeiro ciclo do ensino fundamental (até a quarta série), já que um déficit em algum deles atua como um nó de gravata que impede o desenvolvimento dos processos superiores de compreensão leitora.

Processos preceptivos - O leitor atinge a decodificação através dos processos perceptivos e dos processos léxicos. Os processos perceptivos referem-se à percepção visual.

A percepção visual permite a extração de informações sobre cosias, lugares e eventos do mundo visível. Portanto, a percepção é um processo para aquisição de informações e conhecimentos, guardando estreita relação com a memória de longo prazo (MLP) e a cognição.

A percepção é uma das primeiras atividades que tomam parte do processo leitor e a forma mais específica da percepção visual. Aprende-se a ler com o poder do olhar.

Ao engajar-se numa leitura, o leitor fixa o olhar, inicialmente, nos símbolos impressos, isto é, nas palavras e nos seus grafemas, e se não analisar em profundidade o que realmente ocorre pode parecer que os olhos percebem as palavras de uma linha ou de um texto de forma contínua. Diante deste contexto, entende-se que ler, a rigor, não é apenas ler as palavras nas linhas, na sua dimensão linear sintagmática, mas ler as entrelinhas, o subjacente, o paradigmático, o ausente, o dito não explícito no texto.

Segundo Franco (1997, p.46), “Ler é prever, pensar, interagir”.

A leitura é um processo de interação entre autor e leitor a inferir dados e situações e a pensar, refletidamente, após o ato de ler.

Zilbermam & Silva, alinha oito componentes necessários para a compreensão:

 Conhecimento das palavras;

 Raciocínio na leitura;

 Capacidade para focalizar a atenção em proposições explícitas do autor;

 Capacidade para identificar a intenção do autor;

 Capacidade para identificar proposições detalhadas num trecho;

 Capacidade para seguir a organização de um trecho e identificar os antecedentes que se referem a ele;

 Conhecimentos especifico dos recursos literários;

 Capacidade para selecionar o principal pensamento de um trecho. (ZILBERMAM & SILVA, 1988, P. 09),

ESTRATÉGIAS DE LEITURA

Segundo Isabel Solé (1988), as estratégias de leitura são as ferramentas necessárias para o desenvolvimento da leitura proficiente. Sua utilização permite compreender e interpretar de forma autônoma os textos lidos e pretende despertar o professor para a importância em desenvolver um trabalho efetivo no sentido da formação do leitor independente, crítico e reflexivo.

Para aprender as estratégias, o aluno deve integrá-las a uma atividade de leitura significativa, assim, é preciso articular situações de ensino de leitura em que se garanta sua aprendizagem significativa. Quando se trata de ensinar as estratégias responsáveis pela compreensão, o aluno deve vivenciar e assistir ao que o professor faz quando ele mesmo se depara com a leitura ou com dificuldade de leitura.

Entendemos que é através do movimento entre teoria e prática em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com