TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Textos

Exames: Leitura E Produção De Textos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  7.439 Palavras (30 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 30

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SOBRADINHO

Leitura e Produção de Textos

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SOBRADINHO

Leitura e Produção de Textos

INTRODUÇÃO

A leitura é o caminho para a aquisição do conhecimento, que se dá através da interpretação concebida nas entrelinhas. Ler é muito mais do que codificar termos e isto implica num conhecimento prévio das informações necessárias para a compreensão desses termos. Onde a magia das palavras leva a expressar a força do pensamento, a mesma tem o poder de transformar e conscientizar-se tratando, de um tema importante atual que busca trazer uma contribuição maior para o desenvolvimento de uma leitura e produção de texto, onde suas aplicações e seu potencial levam a uma reflexão de desafios abrindo a nossa mente para uma interpretação de leitura. Acredita-se que o potencial que se apresenta é o início de uma introdução que dispõem de recursos fundamentais propondo, portanto, uma base inicial para refletir e captar o que o autor quer transmitir, a comunicação de pensamento que se pode criar entre o autor o texto e o leitor, leva a acreditar em transmissão de sentido que deve ser individual e dono de suas ações como as autoras Koch e Elias, “afirmam que a concepção de língua como representação do pensamento corresponde a de sujeito psicológico, individual, dono de sua vontade e suas ações”.

Ler e compreender o sentido do texto retrata como o ser humano pode evoluir, bem como se entende o que o autor quer passar, podendo variar conforme a interpretação de cada pessoa.

Segundo Vyotsky, “a linguagem possui duas finalidades a de intercambio social e a de pensamento generalizante: a de intercambio social serve para a comunicação entre os indivíduos a de pensamento é a ordenação do real”. É um meio de interação entre o autor e o leitor, tendo uma concepção de leitura, mas é preciso ficar atento ao que se lê uma vez que a opinião do autor já está relatada no texto. (Braga e Silvestre, 2002, p. 26) afirma que “se a compreensão emerge da relação texto-autor, quanto mais ele souber do que será lido, mais possibilidade terá de interagir, de criar uma rede de relações, de minimizar as dificuldades e de construir significados”, formando a estratégia de leitura, que leva a viajar, fazendo entrar em um mundo que foi aberto à curiosidade, conhecimentos, inspirações, relatos da vida que o leitor tem o prazer de relembrar junto ao autor, sendo crítico e interagindo, dando um significado à leitura, e comparando situações que irá estimular cada vez mais, tendo uma produção de sentido, começando a ter um significado, mas dependendo do lugar que o texto se encontra, o mesmo terá outro significado variando conforme o conhecimento do leitor.

Defendem “Braga e Silvestre (2002, p.27 ) que é o leitor quem constrói o sentido com base em seus conhecimentos, em suas expectativas e em suas intenções de leitura (“... ) só ele pode transformar o que precisa ser lido, em algo significativo e prazeroso “, onde o conhecimento é indispensável para uma ótima interpretação sem erros dando sentido e compreensão, porém, é imprescindível o conhecimento dos sinais gramaticais, pra que não haja muitas divergências no texto, através de uma única vírgula o texto pode mudar totalmente.

Na linguagem escrita e na linguagem falada o autor procura passar toda a sua informação prendendo o leitor desde o primeiro momento, buscando facilitar a compreensão, dando ao leitor a oportunidade de entender e compreender o texto lido, a interação destas três concepções faz com que o autor o leitor e o texto unam-se em mente e sentido da leitura.

GÊNEROS E SEUS SENTIDOS

A concepção de leitura compreende o foco no autor, onde o texto é fruto do pensamento do autor, restando ao leitor apenas o reconhecimento das intenções do autor; o foco no texto, sendo ele valorizado como estrutura, o léxico, o código a ser decodificado pelo leitor, cabendo a ele o reconhecimento do sentido das palavras e estruturas do texto; o foco no leitor quando o leitor é o foco central da leitura; o foco na interação autor-texto-leitor em que os sujeitos se constroem e são construídos no texto, através de uma interação. É o entendimento do leitor, onde ele realiza trabalho de compreensão e interpretação do texto apartir dos seus objetivos e de seu entendimento sobre o assunto, sobre o autor e de tudo que se sabe pela linguagem... A concepção de um texto não está na soma de significados de palavras que o compõem, e sim na leitura de uma mensagem escrita, o leitor deve raciocinar, captando significados que não aparecem diretamente no texto. A leitura é uma atividade que exige do leitor foco no sentido das palavras e na estrutura do texto. Pode se dizer que concepção de leitura é o processo de interação entre autor-texto-leitor com propósitos constituídos sócio-cognitivo.

ESTRATÉGIAS DE LEITURA

“Permite aos leitores ativos estabelecer relações entre nossos conhecimentos anteriormente constituídos e as novas informações contidas no texto, fazemos inferências, comparações, formulamos perguntas relacionadas com seu conteúdo. Para isso é fundamental utilizarmos estratégias de seleção, onde o leitor se atenta aos índices úteis; estratégias de antecipação, na qual o leitor deduz fatos que ainda estão por vir, com base em informações explícitas e em suposições; estratégias de inferências, onde o leitor é levado a captar o que não está escrito no texto, fazendo suposições com base nas pistas dadas pelo texto, ou em conhecimento prévio do leitor e finalmente estratégia de verificação, onde o leitor confirma ou não as especulações realizadas o que nos permite dirigir e autorregular nosso próprio processo de leitura.

Leitura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.4 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com