TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura No Berçario

Ensaios: Leitura No Berçario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  1.276 Palavras (6 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 6

LEITURA NO BERÇÁRIO

Gestos, olhares, choro,balbucio, palavras, ruídos, canções, risadas, deslocamento pelo chão fazem parte do cotidiano do berçário, possibilitam a interação e a convivência entre crianças e adultos. As crianças estabelecem contato com seus pares, tocam-se, movimentam-se, engatinham,manipulam objetos e advertem seus interlocutores por meio de choro quando têm fome, nos momentos em que querem colo, em que necessitam de espaço para se locomoverem, entre outras situações.

Ao entrarmos em salas de berçário, percebemos as diferentes manifestações das crianças,que dizem respeito à comunicação que as mesmas procuram estabelecer com os adultos e seus pares.

Sabendo que o desenvolvimento da linguagem oral encontra-se diretamente relacionado à qualidade da interação que as crianças estabelecem com o adulto e o meio em que vivem, somos desafiados, enquanto professores de Educação Infantil, a conhecermos e a interagirmos com o universo da pequena infância, realizando leituras de histórias e também possibilitando o contato físico delas com os livros, enquanto objeto a ser manipulado.

Nessa perspectiva de compreensão da leitura enquanto proposta viável e produtiva a ser desenvolvida, desde os primeiros meses de vida, Rizzoli – coordenadora pedagógica da rede pública de Educação Infantil da cidade de Bolonha (norte da Itália) – destaca que: Ouvir histórias tem uma importância muito grande para a criança, pois faz com que ela se sinta importante, sinta que alguma coisa está sendo feita especialmente para ela”.Para a autora, a arte de contar histórias é uma característica muito antiga do ser humano, que possibilita o estabelecimento de empatia entre os indivíduos e a percepção dos sentimentos do interlocutor.

O bebê, ao escutar a voz do adulto, a entonação da leitura, a conversa estabelecida no momento em que a leitura está ocorrendo e o olhar de quem lê a história, passa a estabelecer um vínculo muito produtivo com ele, pois percebe que o mesmo está lhe dedicando um momento especial.Tal proposição, referente à importância da sugestão de trabalho envolvendo a leitura em turmas de berçário, reafirma-se nos estudos desenvolvidos por Goldschmied e Jackson, quando as autoras evidenciam que as crianças desde de muito cedo adoram ouvir histórias, mesmo que ainda não entendam completamente seus significados.

Dessa forma, este texto, que aborda a preparação do ambiente para leitura de histórias e as propostas de leitura no berçário, pretende elucidar a importância de possibilitarmos o contato dos bebês com a leitura, além de apresentar dinâmicas que podem ser realizadas em salas de berçário.

Preparação do ambiente

Preparar um ambiente acolhedor para o momento de leitura de histórias e de contato das crianças com os livros é extremamente importante, pois desse modo o professor irá demonstrar o valor atribuído à leitura e ao momento planejado para a realização da mesma.Nesse sentido, inicia-se o trabalho pela preparação do local em que as crianças irão ficar durante a realização da leitura, forrando as paredes com colchonetes, preparando o chão com almofadas, entre outras possibilidades que serão descritas a seguir.

As autoras italianas Galardini e Giovannini sugerem que sejam colocadas no chão da sala de aula estruturadas macias e firmes, constituídas por longas almofadas em forma de serpentes (cobertas com tecido colorido laváveis) que podem ser dispostas em diversas posições. Tais almofadas possibilitam a segurança das crianças, protegendo-as de eventuais quedas, e conferem uma dimensão lúdica ao ambiente.

Também podem ser dispostos no chão da sala os chamadostapetes das sensações, que favorecem o contato da criança com diferentes texturas e também com os livros (de pano, plástico, entre outros) que serão oferecidos.Os tapetes das sensações são colchas formadas por retalhos de diferentes tecidos, que estimulam o tato das crianças no momento em que estão engatinhando, ou mesmo deitadas no chão.

A construção de cabanas com tecidos coloridos, nos cantos da sala de aula, também despertam a atenção dos bebês e propiciam a interação dos mesmos com seus pares.

Os livros gigantes, confeccionados em tecidos e espuma,podem ser dispostos no chão, para que as crianças interajam e deitem-se em cima deles.

Proposta de leitura

As propostas de leitura desenvolvidas no berçário, conforme destaca Rizzoli, envolvem a leitura sem letras, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com